Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Crise do aprendizado: formação da Geração nem-nem

Crise do aprendizado: formação da Geração nem-nem

06/04/2018 Renato de Oliveira Brito

É consenso que a escolarização da população é necessária e traz benefícios para a sociedade.

Crise do aprendizado: formação da Geração nem-nem

Problemas pertinentes à escolaridade frequentemente estão ligados à pobreza, o que se configura como uma barreira ao desenvolvimento pleno do ser humano. O nível educacional da população adulta de um país é resultante do investimento em educação por décadas e devem ser considerados quando pensamos no grau de desenvolvimento de determinados países.

Os investimentos em educação no Brasil representaram 4,9% do Produto Interno Bruto em 2014 (último dado disponível no estudo), segundo as informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que são, insuficientes diante dos elevados déficits que, se acumularam ao longo de uma história educacional de omissões.

Segundo o Censo Escolar 2017, publicado recentemente, o número de alunos matriculados na Educação Básica no Brasil diminuiu sutilmente de 2016 para 2017. Em 2016, havia 48,8 milhões alunos no sistema educacional brasileiro, enquanto fechamos 2017 com 48,6 milhões de alunos.

O que causa preocupação não são somente os dados de uma leve queda de um ano para outro mas sim, o déficit que já acumulamos desde 2013: 14,2% neste período a menos de matriculados no último ano do ensino fundamental. Dessa forma, é inevitável uma queda brusca de matriculas no Ensino Médio. O aluno já desmotivado no seu último ano de fundamental, não terá interesse algum em iniciar um novo ciclo de estudos no nível médio e mesmo no profissionalizante.

Temos tido várias discussões e reflexões acerca do tão alto índice dos jovens que vem formando a geração “nem-nem”, que não estudam e não trabalham, mas há situações que agravam diretamente este cenário como por exemplo, termos cerca de 15% dos nossos docentes que atuam na educação básica, sem ensino superior ou mesmo termos 24,3% dos que atuam na educação infantil, sem formação específica para tal (Censo Escolar 2017).

Não há oportunidades para se falar em uma educação motivadora, com o protagonismo docente comprometido pela ausência de formação e de planos de carreiras e mesmo um espaço de trabalho sem condições adequadas para receber e constituir uma comunidade escolar. Ou seja, a escola deixa de ser convidativa ao aluno e ao professor.

Para que o sistema educacional consiga ser transformador da sociedade que o envolve, ele deve conseguir prover o acesso universal à educação de qualidade, a partir do incentivo e do reconhecimento do papel do professor, do investimento qualitativo e quantitativo na educação básica, da promoção da autonomia e do incentivo à gestão participativa, que envolva a escola e a comunidade.

Entretanto, alguns desses gastos pressupõem um planejamento de longo prazo e vale salientar que, o investimento por si só, não reverte este cenário. Vemos sinais alarmantes de uma grave crise de aprendizado no cenário educacional brasileiro.

O efeito é “dominó”: se tenho um professor desmotivado, tenho um aluno futuro evadido e por conseguinte, uma escola fracassada.

* Renato de Oliveira Brito é doutor em Educação (Gestão e Políticas Públicas) pela Universidade Católica de Brasília, onde também atua como pesquisador.

Fonte: Renata Senlle



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves