Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que comemorar na Semana do Meio Ambiente?

O que comemorar na Semana do Meio Ambiente?

05/06/2018 Rodrigo Berté

Que tipo de planeta você está construindo para os seus filhos e netos?

O que comemorar na Semana do Meio Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste 5 de junho e começo este artigo fazendo uma pergunta a todos que o estiverem lendo: o que temos a comemorar nesta data? Precisamos fazer várias reflexões, pensando no planeta que queremos para o presente e para o futuro.

Relembro o artigo 225 da Constituição Brasileira, em uma de suas frases “defendê-lo e preservá-lo, o meio ambiente, para as presentes e as futuras gerações”, e percebo que pouco ou quase nada no país está sendo feito para cumprir com essas palavras.

Grandes grupos estão licenciando áreas para empresas petrolíferas na costa do Amapá, onde há um verdadeiro santuário de vida marinha. Na cidade de Mariana e no Distrito de Bento Rodrigues, ambos em Minas Gerais, ainda são esperadas indenizações e recuperação ambiental depois do acidente da Samarco.

As populações indígenas, algumas desconhecidas para os estudos etno-ecológicos, vêm sendo massacradas na Amazônia pelo garimpo ilegal. Há ainda a grande carga de esgoto nos rios e nos oceanos, além do lixo e sua destinação inadequada nos lixões a céu aberto, provocando inúmeras doenças a população em especial às crianças, futuras gerações.

Parece o caos, mas, por outro lado, vemos gestos que podem mudar o mundo e projetos sendo realizados por pesquisadores brasileiros para melhorar o mundo à nossa volta, como a busca soluções para o destino adequado do lixo e plantas que produzem energia.

As crianças, nossa geração futura, estão aplicando práticas de educação ambiental, preocupadas com o planeta. Um dia cheguei para uma criança de uma escola pública, onde realizo trabalhos de educação ambiental e perguntei: O que você quer ser quando crescer? E ela me respondeu: quero ser uma bióloga. E perguntei: porque você quer ser uma bióloga? E ela respondeu: Porque eu quero salvar o planeta! Ainda há esperança.

E, ficam duas perguntas nesta importante Semana Nacional do Meio Ambiente: qual legado você quer deixar para as próximas gerações? Que tipo de planeta você está construindo para os seus filhos e netos?

* Rodrigo Berté é diretor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação 



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra