Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Medicina e o Whatsapp – uma relação ainda duvidosa?

A Medicina e o Whatsapp – uma relação ainda duvidosa?

17/06/2018 Edson Batista de Lima

Muito se tem falado ultimamente sobre o fenômeno das redes sociais e suas influências na medicina.

Realmente, temos visto situações adequadas e coisas de extremo mau gosto em todos os canais, principalmente aquelas inserções de caráter mais comercial, vindas de certos países ao norte do mundo, onde tudo é permitido e liberado.

Mas algumas coisas como o “whats”, já se incorporaram tanto em nossa vida que gera dúvidas sobre o modo que devemos usar em nossa prática como médicos. Para responder, não precisamos ser tão conservadores e ter textos tão rebuscados quanto os advogados ou conselheiros, mas explicar claramente que nos bastam apenas duas palavras – BOM SENSO! Isso por si só explica as regulamentações.

De forma prática, os pontos que o médico deve seguir são os seguintes: Avise já na primeira consulta se você se utiliza do Whatsapp, e se for o caso até registre no prontuário. Caso você não esteja disponível para responder rápido, como, por exemplo, os cirurgiões, que estejam atuantes, avise aos pacientes ou deixe mensagens fixas como – “Respostas apenas após as 17 h.”

Mensagens de texto jamais substituem uma consulta presencial, óbvio, mas tem pessoas que precisam ser esclarecidas... Quando você já conhece bem o caso poderá dar melhores informações, claro! Sempre pode existir algo de adequado a recomendar até o retorno presencial com você.

Logicamente, servirá para relembrar os pacientes do compromisso de comparecerem com você no dia e horário agendados. Nessa vida moderna, todo mundo esquece de tudo... Pois é, não há como escapar às novidades! E, mesmo aos colegas mais resistentes, recomendo que reestudem a situação.

Lembrem- se que o bom uso delas, além de evitar problemas, ajuda a deixar o paciente com melhor sensação de acolhimento e muito mais próximos do médico, melhorando a relação para ambos os lados!! Não é isso que queremos?

* Edson Batista de Lima é Cirurgião Plástico, graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques