Portal O Debate
Grupo WhatsApp

É possível prevenir conjuntivites?

É possível prevenir conjuntivites?

02/08/2018 Alexandre Kazuo

Muitas pessoas ainda têm dificuldade para reconhecer a importância de ir ao oftalmologista regularmente.

É possível prevenir conjuntivites?

A procura por um especialista só costuma acontecer quando o paciente tem algum problema no olho ou dificuldades para enxergar.

Além da visita ao médico, algumas ações cotidianas são importantes para mantermos a saúde ocular em dia. A conjuntivite, por exemplo, é uma doença muito comum que pode ser prevenida com cuidados simples.

A conjuntivite é resultado da inflamação de uma membrana, a conjuntiva, e os sintomas são bem desagradáveis: olhos vermelhos, coceira e secreção podem durar até 15 dias. Ela pode ser do tipo alérgica ou infecciosa, e apesar dos sintomas semelhantes, tem causas diferentes.

A alérgica, como o próprio nome sugere, é mais comum em pessoas predispostas à alergia (que já têm rinite, bronquite e/ou outras atopias). Não é contagiosa e, nestes casos, é importante que a causa seja logo encontrada, pois pode variar de pessoa para pessoa.

A infecciosa, por sua vez, é transmitida por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O tratamento dos sintomas envolve uso de lubrificantes artificiais e compressas frias; e, eventualmente, colírios antibióticos. É importante ressaltar que estes devem ser usados apenas sob prescrição médica.

A c pode ser evitada de diversas formas. Coçar os olhos com as mãos sujas é um hábito comum e que deve ser interrompido. Entre as mulheres, o compartilhamento de utensílios de maquiagem é um erro.

Os sintomas dos dois tipos são semelhantes, logo, é importante procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal para cada caso.

Quem usa lentes de contato deve ficar ainda mais atento: é fundamental respeitar a durabilidade das lentes e limpá-las diariamente com produtos específicos. As gelatinosas são as mais perigosas, pois têm grande capacidade de aderir sujeira e muco. É importante lembrar que o soro fisiológico não é recomendado para higienização. A substância não limpa nem desinfeta as lentes, e pode favorecer infecções.

Seja qual for o tipo de conjuntivite ou qualquer desconforto, é fundamental procurar um oftalmologista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento ideal. Lembre-se: cuidar da saúde é muito importante, e o melhor remédio sempre será a prevenção.

*Alexandre Kazuo é oftalmologista do HSANP, complexo hospitalar localizado na Zona Norte de São Paulo (http://hsanp.com.br). 



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula