Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Estagiários: o caminho para descobrir novos talentos

Estagiários: o caminho para descobrir novos talentos

11/08/2018 Livia Marques

Algumas empresas possuem estagiários, mas não sabem trabalhar estrategicamente com talentos.

Quando se fala sobre isso, destacamos a capacidade, competências, habilidades e atitudes que os jovens possuem e podem desenvolver numa corporação, caso tenham disponibilidade e motivação. No entanto, a evolução dessas qualidades vai depender muito do interesse da pessoa.

Uma das coisas que pode ajudar o estagiário atingir o sucesso é buscar fazer além do que outros fazem. No entanto, nunca deixando de lado a questão da ética e sempre pensando fazer as coisas da maneira correta. Essas atitudes positivas podem ser comparadas a sementes que vão sendo plantadas aos poucos. E quem planta coisas boas, colhe bons resultados.

Uma coisa pode-se afirmar: não adianta a empresa ter vários estagiários talentosos e não saber trabalhar com eles. Hoje, caso o empregador não tenha uma cultura organizacional bem definida, não irá adiantar quem irão contratar ou querer reter em seu quadro de colaboradores. Desde o processo de recrutamento e seleção, é necessário que a marca da empresa seja trabalhada. Assim quando o estagiário for contratado ele saberá como é a organização. Caso contrário, tempo, dinheiro e credibilidade serão perdidos.

Mesmo se o estagiário for talentoso, caso ele não esteja alinhado à empresa, nenhum treinamento irá surtir efeito benéfico. Somente quando se realiza o processo de Recrutamento e Seleção alinhado com a marca da empresa, os estagiários, que se tornarem futuros colaboradores, vão conseguir transmitir para o mercado, como também para o público interno, o verdadeiro valor da marca. Isso só é feito quando as possibilidades de crescimento e investimento são transmitidas de maneira transparente.

Dessa forma, conquista-se confiança e boa visibilidade boa para a instituição. É importante frisar que desenvolver estagiários não é perda de tempo, como muitas empresas pensam. Um talento é uma pessoa com nova disposição, com um gás novo. Eles podem trazer ideias que vão agregar muito à equipe. Nunca permite o seguinte pensamento: “estagiário dá trabalho, não quero aqui”.

Além de trazerem trazer novos conhecimentos, os estagiários são futuros colaboradores em desenvolvimento. Também será alguém que terá a sua empresa e o recrutador como referenciais. Eles não são para simplesmente "servir o café" e, sim, sim para colocar a mão na massa, aprender e crescer.

A empresa pode ter uma pedra preciosa em mãos, porém, corre o risco de não ter tempo em lapidá-la e, consequentemente, perdê-la para um concorrente. Os recrutadores precisam sempre pensar e refletir sobre esta possibilidade.

* Livia Marques é psicóloga clínica e organizacional. Possui MBA em gestão de pessoas e Pós graduanda em TCC.

Fonte: Drumond Assessoria de Comunicação



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch