Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Filmes podem ajudar estudantes na redação do Enem

Filmes podem ajudar estudantes na redação do Enem

19/08/2018 Beatriz Cristina Domingos da Silva

Quem está se preparando para o Enem sabe que a redação é um dos maiores desafios da prova.

Filmes podem ajudar estudantes na redação do Enem

É motivo de nervosismo, suor e lágrimas para muitos vestibulandos, pois a nota neste quesito é decisiva para o ingresso naquela universidade dos sonhos. Por isso, é preciso conhecer bem os temas mais relevantes do momento no Brasil e no mundo.

A redação do Enem costuma tratar de assuntos que estão em destaque nos meses que antecedem a prova. Pensando nisso, selecionamos três temas, com três filmes correspondentes, que podem “cair” no exame. Assim, de forma didática e divertida, os estudantes vão “arrasar” no Enem.

1- Bullying: A prática de bullying e cyberbulling nas escolas brasileiras é um tema atual e tem sido alvo de muitas discussões. A dica de filme é A Girl Like Her, que conta a história de duas garotas do ensino médio que perderam a amizade e passaram a ser inimigas. A representação do bullying nunca foi tão íntima e aterrorizante como nesse documentário-drama. É possível ver as consequências de ações e atitudes, tanto de quem pratica quanto de quem sofre bullying.

2- Fake News: Com o uso cada vez maior das redes sociais, um termo tem sido muito utilizado ultimamente pela sociedade: Fake News, notícias falsas revestidas de artifícios que fazem com que sejam consideradas — e compartilhadas — como verdadeiras. O que faz com que elas sejam tão perigosas é a escala com que são difundidas.

A dica é o documentário Fake News: Baseado em fatos reais. O longa mostra a saga de André Fran, Rodrigo Cebrian e Felipe UFO por diversos países em busca de respostas para um fenômeno que tornou-se arma política e, mais do que isso, “argumento” para acusar, disseminar mentiras ou distorcer fatos sobre tudo aquilo que não agrada determinado grupo, partido, ideologia ou agenda.

3- Refugiados: A crise de refugiados que a Europa enfrenta atualmente é a maior desde a Segunda Guerra Mundial. O ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) informa que 68,5 milhões de pessoas estavam deslocadas por guerras e conflitos até o final de 2017.

Sobre o assunto, a dica é o filme “Casablanca”, um clássico da sétima arte, de 1942, que retrata a vida em tempos de guerra. No auge da II Guerra Mundial, muitos refugiados fugiram da ocupação nazista, chegando ao Marrocos. Enquanto uns conseguiam vistos que lhes permitiam procurar uma vida melhor em outros países – muitos tinham de recorrer ao mercado paralelo, por exemplo –, outros tinham de esperar em Casablanca.

E aí? Gostou das dicas? Não se esqueça de treinar, com o conhecimento adquirido por meios dos filmes e documentários. Afinal, é muito importante analisar os temas e formar opinião em torno dos assuntos pesquisados, conseguindo desse modo uma base sólida para a criação de argumentos e propostas na sua redação do Enem.

* Beatriz Cristina Domingos da Silva é estudante de Design Gráfico e, aos 18 anos, atua como Jovem Aprendiz no grupo Vitae Brasil, de São José dos Campos (SP).

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula