Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Capacitação profissional

Capacitação profissional

21/08/2018 Márcia Campos

Visão estratégica e novas habilidades para as oportunidades da transformação digital na indústria.

Estamos na era da indústria 4.0, vivendo a transformação digital, fazendo uso intenso de novas tecnologias e acompanhando mudanças cada vez mais rápidas, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.

Estamos também enfrentando muitos desafios. Um deles é relativo à capacitação profissional na área da automação industrial. Para o uso adequado e eficiente de novas técnicas e ferramentas de trabalho são necessários novos conhecimentos e visão estratégica. Em especial, projetos longos ou complexos exigem muito planejamento.

Nesses casos, o método “aprender fazendo” dificilmente permite antecipar riscos e pontos críticos, sendo difícil – ou impossível – definir as melhores práticas logo no início, quando ainda é possível fazer ajustes e escolhas sem impacto em prazo, custo ou qualidade.

Considerando as pressões por redução de custos e o volume crescente de tarefas inerentes aos dias de hoje, como reduzir esses riscos? É preciso planejar, usar o tempo não para solucionar problemas urgentes, mas para criar estratégias, identificar pontos críticos e agir preventivamente. A definição da equipe está inserida neste contexto.

Ao iniciar um projeto, é importante conhecer as capacidades necessárias e existentes. Porém, é fundamental identificar as deficiências e as melhores formas de supri-las. Dois caminhos comuns escolhidos por gestores de manutenção e automação industrial são os cursos e a contratação de fornecedores especializados.

Para cursos, recomenda-se:

- Escolher um treinamento adequado a cada perfil e objetivo. Para desenvolver um projeto, o assunto deve ser estudado com profundidade. Mas, se o objetivo é supervisionar um trabalho, um curso com foco gerencial será mais adequado;

- Buscar dedicação aos treinamentos. Isolar a equipe ou o profissional durante esse período, evitando desviar sua atenção. Para turmas fechadas, uma solução pode ser agendar cursos em ambientes externos, alugando uma sala em outro local ou usando as instalações do fornecedor;

- Conferir a qualidade do serviço contratado: buscar referências com outras pessoas, verificar se o contratado é um centro de treinamento autorizado pelo fabricante do produto, conferir a autoria e qualidade do material didático, dos equipamentos e instalações e se certificar de que o instrutor é bem preparado;

- Quando se tratar de software, verificar se o produto utilizado está corretamente licenciado. Isso pode evitar vários aborrecimentos.

Na contratação de serviços de terceiros, valem outros cuidados:

- Ter na empresa pessoas com conhecimento dos conceitos envolvidos no projeto, para tomada de decisões assertivas e embasadas. Por exemplo, uma equipe de Tecnologia da Informação (TI), aplicando soluções de segurança em projetos da área de produção, precisa entender as necessidades e restrições que o ambiente de automação industrial impõe. Isso porque, enquanto a TI priorizaria a segurança de dados, mesmo com bloqueio de aplicações, a equipe de automação industrial vai exigir continuidade operacional, que é seu modo seguro de trabalho, para permitir a operação de equipamentos em situações críticas;

- Obter referências da empresa e confirmar a experiência dos profissionais que serão alocados para o projeto;

- Definir em contrato o perfil da equipe de desenvolvimento e as regras para substituição de pessoal quando necessário;

- Solicitar comprovação da capacitação técnica dos profissionais. Cada contratado deve ser treinado e qualificado para utilizar as tecnologias envolvidas no projeto;

- Verificar se o contratado tem as ferramentas necessárias ao projeto. Quando o sistema entrar em operação, o contratado deve ter acesso a ferramentas próprias para suporte e manutenções;

- Buscar estabelecer parcerias de longo prazo. O conhecimento da empresa e do seu método de trabalho pelo contratado facilita o projeto, reduz riscos e traz ganhos para as duas partes;

O investimento em planejamento e capacitação refletirá em economia de tempo, uso eficiente de recursos e maior qualidade do trabalho final, garantindo ganhos significativos para o projeto.

* Márcia Campos é graduada em Ciência da Computação pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – com MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: Comunicação Vertical



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula