Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conhece-te a ti mesmo e organizarás sua vida financeira

Conhece-te a ti mesmo e organizarás sua vida financeira

22/10/2018 Dora Ramos

Para organizar sua vida financeira, é preciso também estar bem com si mesmo.

O desafio de ajustar a vida financeira pode ser a ponta de um processo que precisa, primeiramente, de organização interna. Dificuldades econômicas como dívidas de cartão de crédito são reflexos de comportamentos que podem muitas vezes ser invisíveis, como falhas de planejamentos ou até entraves na comunicação com a família ou parceiros.

Por isso, vale a regra: para organizar sua vida financeira, é preciso também estar bem com si mesmo. São diversas as terapias complementares que podem te ajudar a alcançar o tão sonhado equilíbrio físico, emocional, espiritual e até, por que não, financeiro.

Planilhas e contas matemáticas vão, de fato, te ajudar a saber quando, quanto e com o que gastar. Porém, números não são exatamente frios. É importante humanizá-los e entender quais são os comportamentos do nosso dia a dia que levaram àquele resultado. Terapias complementares como aromaterapia e técnicas de programação neurolinguística podem te ajudar a alcançar harmonia e, assim, ter mais recursos para ver suas dificuldades financeiras com um olhar mais objetivo.

Algumas das terapias que podem ajudar são:

1 - Aromaterapia, a técnica de utilizar o aroma liberado por diferentes óleos essenciais para estimular partes do cérebro, que pode fortalecer as defesas do corpo, promover o bem-estar e aliviar transtornos como ansiedade, estresse, insônia ou depressão;

2 - Reiki, uma prática japonesa milenar de recomposição e harmonização do equilíbrio energético que tem por objetivo manter ou recuperar a saúde na totalidade do ser, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual. A aplicação é feita pelo toque das mãos do terapeuta, que transfere energias REI (referente a energias cósmicas) para o paciente. De acordo com a prática, a REI funciona como um instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas, pois o KI (energia pessoal) a reconhece como padrão;

3 - Alinhamento dos Chakras, terapia milenar da cultura hindu que relaciona doenças e aflições ao corpo energético. De acordo com a doutrina, o corpo humano contém diversos chakras, vórtices energéticos que estão conectados a várias dimensões do universo e correspondem à maneira na qual pensamos, sentimos e vivemos. Assim, o alinhamento deles busca mudar atitudes, crenças e pensamentos para alcançar o equilíbrio e harmonia no corpo físico, espiritual, emocional e mental;

4 - Programação Neurolinguística, abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia que afirma que existe uma conexão entre processos neurológicos, a linguagem e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência de cada um. Assim, a terapia acredita que é possível alcançar metas e até modelar habilidades através da manipulação dessas informações. Sessões também buscam tratar transtornos como fobias, depressão, distúrbios motores, doença psicossomática, miopia, alergia, distúrbios de aprendizagem e doenças comuns;

Muitas vezes, abaixo da ponta de um iceberg que é nossa própria desorganização financeira, há questões maiores a serem tratadas. O que nos move a gastar? Quais são as áreas onde posso cortar custos e economizar? Existem descuidos ou exageros em meus planos financeiros? É preciso sempre olhar o todo e ver onde há uma falta de equilíbrio. Estar bem com si mesmo é o primeiro passo para colocar as contas em dia e viver mais tranquilamente.

* Dora Ramos é Orientadora Financeira e Terapeuta Complementar/Holística.

Fonte: Grupo Image



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra