Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como resolver o problema de comunicação com o cliente?

Como resolver o problema de comunicação com o cliente?

23/10/2018 Alexandre Azzoni

O desafio de promover uma comunicação assertiva e esclarecedora com os seus clientes.

Em um mundo no qual milhares de informações são trocadas por minuto com apenas alguns cliques no smartphone, as empresas receberam o desafio de promover uma comunicação assertiva e esclarecedora com os seus clientes.

Apresentamos essa situação como um desafio por conta do panorama da comunicação entre os clientes e as marcas. Segundo pesquisa realizada pela Accenture com base em dados colhidos em um estudo inédito que ouviu 24.000 pessoas de 33 países, 1.300 delas do Brasil, por atender mal, as empresas brasileiras, juntas, perderam cerca de US$ 217 bilhões somente em 2015. Esse prejuízo aconteceu devido à migração dos clientes para a concorrência em busca de melhores serviços.

Para auxiliar as empresas que buscam resolver o problema de comunicação com o cliente, reunimos neste artigo dicas de ferramentas e ações que ajudarão a aprimorar o serviço e atrair e reter os consumidores. Não perca!

Plataforma multicanal é aliada para melhorar a comunicação com o cliente

Os consumidores atuais apresentam um perfil bastante dinâmico e exigente. Por isso, atendê-los pode ser um desafio para as empresas que ainda não investem em recursos tecnológicos que podem ser seus grandes aliados no processo de comunicação com o consumidor.

A plataforma de atendimento multicanal, por exemplo, é essencial nos dias de hoje, pois é um sistema que dá aos clientes autonomia para que eles escolham o canal que querem ser atendidos. Bons recursos oferecem atendimento por voz (telefone), SMS, chat, e-mail, WhatsApp com SMS, Voz com SMS, Messenger entre outras redes sociais que podem ser integradas à plataforma.

Deste modo, a sua empresa consegue atender os consumidores em diferentes situações, dando a eles rapidez e mobilidade, aspectos amplamente valorizados pelos clientes e que ajudam no trabalho de retenção.

Ofereça a assertividade que o seu consumidor busca

Mostramos que a plataforma de atendimento multicanal conta com uma variedade de meios que é bastante interessante para os clientes. Além disso, essa ferramenta também oferece a integração dos dados que ajuda a aprimorar a comunicação com o consumidor.

Os melhores sistemas do mercado garantem que o histórico de conversas entre o atendente e o cliente fique armazenado de forma única na plataforma, facilitando o trabalho dos operadores.

Outro ponto importante é que caso o atendimento seja retomado posteriormente em qualquer canal utilizado pela empresa, o histórico do cliente estará atualizado na plataforma. Assim, o operador consegue dar continuidade ao trabalho sem precisar fazer com que o cliente relate todo o seu problema e repita todos os seus dados pessoais.

Essa integração otimiza o trabalho da equipe de atendimento e torna o serviço muito mais assertivo. Como consequência, a empresa terá clientes mais satisfeitos e com grandes chances de voltarem a fazer negócios com a marca.

Resolva o problema da disponibilidade

Uma situação bastante negativa é quando o cliente tenta entrar em contato com a empresa, mas os canais não estão disponíveis. Para evitar essa experiência desagradável, é importante que a companhia escolha uma plataforma de atendimento multicanal que contemple os bots de inteligência artificial e cognitiva.

Além de multiplicar a capacidade da central, reduzindo custos e gerando satisfação aos seus clientes por conta da agilidade, os bots oferecem uma disponibilidade integral, com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

* Alexandre Azzoni é sócio diretor da Callflex Sistemas.

Fonte: Oficina da Comunicação Integrada



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula