Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Diversificação do powertrain é uma tendência no Brasil

Diversificação do powertrain é uma tendência no Brasil

22/10/2018 Samantha Uehara

Quando se fala em eficiência energética para veículos, um tema muito discutido é a eletrificação.

Entretanto, no atual momento não se pode considerar que haverá uma mudança brusca de tecnologias, porque existem muitas possibilidades. Além disso, acredita-se que as alternativas coexistirão por um bom tempo. Como opções, podem ser citados motores ciclo Otto otimizados, sistemas mild-hybrids e veículos híbridos, assim como utilização de células de combustível para geração de energia, dentre outras.

Vale acrescentar que a definição de um tipo de motorização não pode ser baseada exclusivamente na emissão de poluentes do veículo, mas também precisa considerar as fontes de geração de energia, conforme abordagem conhecida como “do poço à roda”, que pressupõe a medição de CO2 emitido desde a produção de determinado combustível até a sua utilização no veículo.

Os motores ciclo Otto continuam em desenvolvimento. Melhorias recentes e contínuas são realizadas conforme as diferentes estratégias de combustão adotadas, que contemplam estudos sobre formas de injeção de combustível (direta, estratificada ou com adição de água), assim como análises de tempos otimizados para abertura e fechamento de válvulas – tudo visando a melhoria da eficiência energética.

Outro exemplo é a melhoria contínua do acabamento superficial de diversos componentes e o uso de recobrimentos, estas estratégias combinadas com a utilização de lubrificantes de baixa viscosidade têm como foco a redução de atrito. Outras iniciativas vão em direção ao estudo de combustíveis alternativos e ao uso intensificado de eletrônica embarcada com maior processamento de informações.

No Brasil, tem-se a particularidade da utilização do etanol, biocombustível renovável que traz importante diferencial para a indústria automotiva nacional. Os desenvolvimentos para motores flex-fuel realizados aqui ainda podem ser posteriormente transplantados para as matrizes das montadoras.

As novas legislações impulsionam o desenvolvimento de tecnologias e melhoram a competitividade da indústria. Espera-se que o Rota 2030 potencialize o desenvolvimento da engenharia nacional, com a adaptação de tecnologias disponíveis globalmente e a intensificação do uso do etanol para atingir os limites de consumo de combustível e emissão de poluentes estabelecidos. Tais desenvolvimentos podem melhorar a infraestrutura, a mão de obra e a geração de conhecimento no País.

Esses e outros assuntos serão debatidos no 16º Simpósio SAE BRASIL de Powetrain, que reunirá profissionais de renome no mercado em programações simultâneas, uma dedicada a motores ciclo Otto e outra focada em sistemas de transmissões. Toda a comunidade de engenharia está convidada para o encontro, que será realizado dias 24 e 25 de outubro, no Parque Tecnológico de Sorocaba, a cerca de 100 km da Capital paulista.

* Samantha Uehara é engenheira mecânica e coordenadora da Comissão de Motores Ciclo Otto do 16º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain.

Fonte: Companhia de Imprensa



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula