Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O homem é sempre o mesmo…

O homem é sempre o mesmo…

12/12/2018 Humberto Pinho da Silva

A sociedade pouco evoluiu.

Dizia em alta voz, Senhora, no salão de chá, de famosa confeitaria: “ - No meu tempo não havia tanta desvergonha!” Como ela, todos somos tentados a dizer o mesmo. Parece-nos – talvez porque presenciávamos com olhos inocentes de criança, – que a colectividade de outror, era bem melhor.

Tirante a violência, que recrudesceu na via pública – que uns afirmam ser devido à miséria; e outros, à perda de fé e valores cívicos, – a sociedade pouco evoluiu. No meu tempo de menino, dizia-se: A falta de civismo era resultado da fraca escolaridade da população.

Asseverava-se, com ênfase, que a educação – queriam dizer: ensino, – resolveria todos ou quase todos, os males que afligiam a humanidade. Estavam redondamente enganados!...

Agora, todos ou quase todos, estudam. Muitos cursam o ensino superior, e saem das Universidades, licenciados, como cerejas de um cesto. E nem por isso os povos ficaram mais evoluídos…

Além de desvarios inclassificáveis, e insegurança constante: as guerras, são cada vez mais refinadas; a corrupção campeia por toda a parte, assim como a falta de escrúpulos e bandalheira…

Salvo raro e honrosas excepções, a classe politica, olha apenas para seus interesses, e não pelos interesses dos que os elegeram. Apesar do povo estar realmente mais culto, continua a não diferenciar: políticos honestos e desonestos. Qualquer papagaio palrador, o engana.

É verdade que a ciência evoluiu. Não tanto como se diz. A medicina ainda não resolve doenças que afligem a humanidade, e a sapiência de muitos clínicos, não passam de palavras… e mais palavras… apenas palavras…

O Homem, continua o mesmo. Pouco difere do das cavernas. Basta criar-se ambiente favorável, para emergirem sentimentos animalescos. Só há um meio, infalível, de melhorar o Homem: inculcar-lhe os ensinamentos de Jesus.

Se o Novo Testamento, fosse lido e relido; ensinado nas escolas; seguido como manual de conduta e educação; o mundo seria bem melhor. Infelizmente, expulsaram Cristo de Escola…Apenas O deixam entrar nas prisões…Se fizessem o contrário, não haveria, certamente, tantos criminosos…

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula