Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Para termos um Feliz Natal

Para termos um Feliz Natal

22/12/2018 Ivo Carraro

Platão (427 a.C. – 347 a.C.) foi um filósofo, pensador e matemático grego.

Para termos um Feliz Natal

O amor em Platão tem a ver com ausência. É um amor à distância. Transportando o conceito de amor platônico para a atualidade, no qual ele pode ter perdido parcialmente tal significado pelas mudanças sociais ocorridas, ainda se escuta falar daquele amor incompleto e que somente encontrará a sua completude, se a outra metade cruzar o caminho. Daí as expressões: “a metade da laranja”; “a luva das mãos”; a “tampa da panela”; a “alma gêmea”. O amor em Platão vem do exterior ao homem.

Três séculos e meio, depois de Platão, nasceu Jesus de Nazaré. O amor em Jesus é inteiro e habita o interior humano, e, por assim ser, não necessita do outro para a sua completude. O amor em Jesus se manifesta no abraço da mãe, que concede segurança ao filho na sua caminhada pela vida; na figura do pai que representa o modelo que o seu filho procura seguir; na aula do professor que visa a aprendizagem e o sucesso do seu aluno; na escuta do(a) psicólogo(a) que acalma os espíritos inquietos; nas mãos do médico que examina e prescreve o remédio que alivia as dores do corpo; nos gestos solidários dos benfeitores que visitam os hospitais oferecendo o consolo aos que sofrem; no amparo dos anônimos que auxiliam àqueles menos favorecidos pela vida... Enfim, o amor em Jesus se manifesta quando se dedicam ações, sentimentos e pensamentos ao outro, para que a vida dele seja melhor.

Que se pense nisso nesses tempos modernos de consumismo, de intolerância, de indiferenças, de mágoas, de rancores e violência.

Feliz Natal!

* Ivo Carraro é psicólogo e professor do Centro Universitário Internacional Uninter. 



Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula