Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Automação é essencial para o funcionamento dos negócios

Automação é essencial para o funcionamento dos negócios

18/01/2019 Rich Bentley

Como aplicar inovações e ao mesmo tempo garantir o perfeito funcionamento dos negócios?

Você já deve ter ouvido vários exemplos sobre como as aplicações baseadas em Nuvem e os microsserviços estão ajudando a simplificar o trabalho das empresas. Por outro lado, não há dúvidas de que todos esses conceitos e novidades também têm tornado o ambiente de tecnologia das organizações exponencialmente mais complexo. Sendo assim, a dúvida que fica é: como aplicar essas inovações e ao mesmo tempo garantir o perfeito funcionamento dos negócios?

A princípio, a resposta mais eficiente para essa questão é a substituição dos modelos tradicionais por novas ferramentas automatizadas de monitoramento. Esse é o caminho natural, uma vez que as empresas já estão abandonando os métodos clássicos de produção, migrando seus ambientes de TI para plataformas em Cloud e baseadas em microsserviços, contêineres e alta escalabilidade.

Em 2020, 70% das organizações terão microsserviços em sua produção, 90% contarão com estruturas híbridas (Nuvem Pública e Privada) e mais de 50% das companhias irão substituir completamente seus sistemas por modernas ferramentas de monitoramento.

O fato é que a Transformação Digital exigirá cada vez mais automação e, acima de tudo, acompanhamento contínuo por parte dos líderes e gestores corporativos. Afinal, os profissionais não têm tempo e condições de gerenciar de forma ininterrupta todos os dispositivos e recursos que garantem o funcionamento das redes.

O esforço manual já não dá conta sozinho dos ambientes complexos, demandando apoio de ferramentas específicas para essa função. As empresas precisam de automação a cada passo, sobretudo diante do surgimento de infraestruturas cada vez mais complexas e em constante mudança.

A automatização é fundamental para ampliar a inteligência e a agilidade das operações corporativas, tornando a gestão, desenvolvimento e manutenção das estruturas de negócios muito mais precisas e úteis. Com mecanismos mais inteligentes, será muito mais fácil e rápido identificar a causa raiz de eventuais falhas para solucioná-las prontamente.

Ao agilizar essas operações de gerenciamento, as equipes técnicas de TI poderão focar suas atividades em raciocínio e estratégia – com ganhos práticos para os negócios, deixando para os sistemas a parte operacional de verificação que precisa ser feita 24 horas por dia, 7 dias por semana. O Gartner estima que, até 2021, os processos inteligentes de automação economizarão 6,2 bilhões de horas que hoje são investidas em tarefas repetitivas. Isso liberará energia para geração de insights e novas fontes de receita dentro dos times.

Os números mostram que sistemas de automação com o suporte apropriado de soluções de monitoramento são uma aposta segura para organizações que buscam crescimento no mercado. De acordo com a pesquisa “Be the New Digital Enterprise”, da Accenture, as corporações que abraçam a Transformação Digital são 26% mais lucrativas do que as que não optam pela modernização do negócio como um todo.

Além disso, os principais executivos mundiais estimam que os recursos atrelados à digitalização dos processos produtivos podem injetar US$ 100 trilhões na economia global na próxima década. Não por acaso, grandes companhias já perceberam que inserir os negócios na Era Digital pode gerar resultados extremamente positivos no presente e no futuro.

Soluções que monitoram, coletam e analisam diferentes perfis de clientes serão essenciais para companhias que entendem a importância positiva da experiência dos usuários na performance dos negócios. O uso de inteligência de software para simplificar a complexidade da Nuvem corporativa e acelerar a Transformação Digital está crescendo, mudando a forma como as companhias armazenam e conectam, de forma inteligente, informações sobre as atividades dos consumidores e suas interações com as marcas.

Vale dizer, ainda, que a automação é uma forma prática das empresas acompanharem as necessidades dos clientes e as mudanças no comportamento humano. A modernização é fundamental para atender o novo consumidor, cada vez mais exigente. A geração Z, que nasceu depois de 1994, representará 40% de todos os clientes até 2020.

Esses consumidores digitais demandam das companhias mudanças, atendimento rápido e assertivo, relacionamento próximo e produtos personalizados para suas necessidades e interesses. Esse movimento exigirá das empresas uma postura mais inteligente e integrada.

A tecnologia permite que as empresas melhorem as experiências de seus clientes por meio da adoção de novas iniciativas e da redução da complexidade operacional, conquistando o mercado mais rapidamente do que a concorrência. Os líderes que apostarem em inovações tecnológicas como monitoramento e automação de aplicações para melhor oferta de serviços e produtos sairão à frente e terão mais condições de transformar seus negócios em modelos de crescimento. As soluções para a Transformação Digital já existem. Basta sabermos aproveitá-las.

* Rich Bentley é Senior Director of Product Marketing da Dynatrace.

Fonte: PLANIN



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch