Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sete promessas para fazer a ortopedistas

Sete promessas para fazer a ortopedistas

10/02/2019 Ana Paula Simões

Lesões ortopédicas são comuns em esportes de impacto, especialmente corrida, tênis e futebol.

Mas os entusiastas do desporto podem diminuir o risco de lesões, tomando algumas precauções. Confira sete dicas para não e machucar.

1. Aquecer sempre antes de qualquer atividade esportiva

Alongue levemente ou, melhor ainda, faça uma corrida lenta durante dois a três minutos para aquecer os músculos. Não force muito com movimentos agudos ou de pulos.

2. Condicionar os músculos para o esporte

A quantidade de tempo gasto na atividade deve ser aumentada gradualmente ao longo de um período de semanas e construir tanto a força muscular quanto a mobilidade. Alterne os treinamentos, participando de diferentes atividades que podem ajudar a construir e fortalecer os músculos.

3. Escolher calçados esportivos especificamente para o seu tipo de pé

As pessoas cujos pés pronam ou que têm baixos arcos (pé plano) devem escolher sapatos que fornecem suporte, tanto na frente do sapato e sob o arco. O calcanhar deve ser muito estável. Aqueles com um pé mais rígido ou arcos levados devem escolher sapatos com mais amortecimento e uma plataforma mais suave. Use sapatos específicos do esporte. Sapatos de treinamento são uma boa escolha em geral; em caso de maior especificidade faça palmilhas sob medida.

4. Substituir o tênis quando o piso ou os calcanhares desgastarem

As pessoas que correm regularmente devem substituir sapatos a cada seis meses, em média, dependendo do uso e quilometragem.

5. Evitar correr ou pisar em superfícies irregulares

Tente ter cuidado em terreno com pedras ou morros com cascalho solto. Furos, tocos de árvores e raízes são problemas se você estiver correndo em trilhas. Se você tiver problemas com as pernas, uma estrada de terra é mais suave do que o asfalto, que é mais suave do que concreto. Tente escolher uma boa superfície, se possível.

6. Prevenir lesões recorrentes

Atletas que sofreram lesões no tornozelo previamente podem beneficiar do uso de órteses ou fita (tape) para evitar lesões recorrentes no tornozelo.

7. Ouvir o próprio corpo

Se você experimentar uma dor no tornozelo ou pé durante um esporte, pare a atividade ou modifique o que está fazendo até que a dor desapareça. Além disso, se você estiver lesionado provavelmente terá que fazer reabilitação e treinamento antes de voltar para o esporte, para evitar recidivas.

Bons treinos!

* Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra