Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Caminho de Saint-Hilaire

O Caminho de Saint-Hilaire

11/08/2020 José Fernando Aparecido de Oliveira

Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire, o botânico francês que ficou conhecido mundialmente apenas como Saint-Hilaire, explorou, entre os anos de 1816 e 1822, a parte central do Brasil colônia e um pouco do sul.

Estudioso, integrou os primeiros grupos de cientistas vindos da Europa com o intuito de mapear, identificar e catalogar as espécies naturais da fauna e flora do Brasil desconhecido.

Dessas andanças em terras brasileiras, Saint-Hilaire reuniu mais de 30 mil amostras, sendo que 24 mil eram de espécies de plantas e seis mil espécimes de animais. A maior parte dessas espécies receberam pela primeira vez relatos e identificação.

Em suas andanças por Minas Gerais, dedicou capítulo especial a Serra do Espinhaço, ao distrito Diamantino, município do Serro e parte do que hoje é o município de Conceição do Mato Dentro.

Talvez tenha sido o primeiro a se impressionar com as belezas de Conceição do Mato Dentro, como fez em relato quando passou pela área que envolve a cachoeira Rabo de Cavalo, no distante ano de 1817.

Saint-Hilaire já destacava que ali era um divisor natural entre as bacias do rio Doce e do São Francisco, quando se vê claramente pequenos cursos d'água descendo para uma ou outra bacia, bem na crista do Maciço do Espinhaço.

Foram muitos os relatos de Saint-Hilaire pelo Espinhaço, com apontamentos históricos sobre os grupos urbanos que ali se formava, além de destacar a beleza natural na parte que hoje é conhecida como a Serra do Intendente.

Agora recebemos a notícia da demarcação e criação do Caminho de Saint-Hilaire, no Maçico Meridional da Serra do Espinhaço, dentro da Reserva da Biosfera.

O Caminho perfaz o trajeto que o naturalista fez entre as cidades-irmãs, Conceição do Mato Dentro, Diamantina e Serro, três vilas da Minas setecentista visitadas pelo naturalista francês.

Neste Projeto da criação do Caminho de Saint-Hilaire, Conceição do Mato Dentro se apresenta como integrante, juntamente com as cidades-irmãs, parceiras também na possibilidade de unificar, sustentavelmente, suas políticas estratégicas de desenvolvimento e ampliação do turismo regional.

Este Projeto integra também os circuitos turísticos já existentes dos Diamantes e da Serra do Cipó.

Do Saint-Hilaire acadêmico muitos vão escrever, relatar e revelar. Me preocupo com a preservação de seu legado e da exata dimensão do grandioso e pioneiro cientista que se aprofundou pelo Brasil e por Minas Gerais.

O município de Conceição do Mato Dentro apoia e participa do projeto de perpetuação dessa bela história idealizada e realizada pela CASHI – Caminho de Saint-Hilaire.

Acreditamos ser a consolidação do Caminho de Saint-Hilaire um importante resgate histórico, de proteção ambiental e de desenvolvimento econômico por meio do turismo nesta parte final da Estrada Real.

É de suma importância criarmos um centro de referência a esse pioneiro-franco-brasilianista Augusto de Saint-Hilaire em nossa região, como agradecimento e reconhecimento ao seu legado deixado para Minas Gerais, Brasil e o mundo.

* José Fernando Aparecido de Oliveira é Prefeito de Conceição do Mato Dentro e ex-presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Fonte: Petrônio Souza



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra