Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O efeito iceberg

O efeito iceberg

21/08/2020 Rodrigo Rangel

Sempre gostei de assistir documentários a respeito da natureza, fico impressionado com sua grandeza e diversidade.

Um dos assuntos que sempre me fascinou foi o gelo, em especial os icebergs. Quantas histórias relacionadas às montanhas de gelo flutuantes. Talvez a mais famosa seja o naufrágio do Titanic.

Mas, a informação que mais despertou minha curiosidade foi saber que por maior que seja essa montanha de gelo, o que vemos na verdade corresponde a cerca de 10% do seu tamanho total, ou seja, sob a superfície da água temos nove vezes mais do que conseguimos ver.

Gosto de pensar metaforicamente sobre isto em comparação com as diferentes atividades de trabalho, mas, em especial com a do teólogo exegeta.

Esse profissional é o responsável por analisar profundamente os textos bíblicos, utilizando todo conhecimento e ferramentas necessárias para extrair o real significado de um trecho, capítulo e ou livro da Bíblia, a fim de que essas descobertas embasem corretamente sua teologia e possam afirmar que um ensino é realmente bíblico.

Assim como a menor parte do iceberg pode ser visto, no trabalho do teólogo exegeta não é diferente.

Quando se lê um artigo, um comentário ou até mesmo se ouve um discurso, muitas vezes, não imaginamos o trabalho que dá pesquisar e estudar a fundo um texto.

Para se ter uma ideia os teólogos exegetas podem passar meses a fio pesquisando um único texto.

Pois não basta ler apenas em seu próprio idioma, é extremamente necessário dominar as línguas originais dos escritos sagrados, a saber hebraico para cerca de 95% do Antigo testamento, aramaico para os outros 5% e grego koinê para todo o Novo testamento.

Além de conhecer os diferentes tipos de literaturas, e as formas de interpretar cada um deles.

Entender as múltiplas formas de paralelismos e figuras de linguagem que são utilizadas além de conhecer as características históricas, geográficas, políticas, sociais, culturais e religiosas que estão ao redor do fragmento estudado.

Buscar compreender também, quem foi o autor do texto e como este pensava, além de procurar entender como o destinatário original do texto recebeu a mensagem.

Para só aí então, começar a interpretar o que realmente foi escrito e retirar do texto os conceitos e ensinos.

Tudo isso dentro de uma metodologia clara e bem estruturada pela hermenêutica. Um trabalho realmente cansativo, mas extremamente recompensador.

Há quem se impressione com os 10% que estão fora da água, mas o que deveria nos fascinar realmente é a imensidão que está abaixo.

O teólogo exegeta é aquele que consegue mergulhar para verificar as bases e fundamentos que sustentam aquilo que efetivamente se pode observar.

Podemos dizer que este trabalho se ocupa em conhecer tudo nos seus mínimos detalhes, a fim de trazer a superfície toda verdade da revelação de Deus.

* Rodrigo Rangel é teólogo com ênfase em exegese, professor da área de Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra