Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Antes inimigos declarados, bancos começam a flertar com o Bitcoin

Antes inimigos declarados, bancos começam a flertar com o Bitcoin

19/01/2021 William Ribeiro

Estamos vivenciando um momento único na humanidade e também na história do Bitcoin.

Não bastaram os volumes gigantescos de dinheiro aplicados nas economias dos países para o combate ao Coronavirus.

Agora em 2021, o presidente eleito Americano, Joe Biden, anunciou um pacote adicional de estímulos de 1,9 trilhão de dólares. Para se ter uma ideia deste patamar, tratam-se de valores equivalentes a todo PIB do Brasil em 2018.

Antes inimigos declarados dos criptoativos, investidores institucionais (incluindo os bancos) cada vez mais vêm flertando com o Bitcoin.

Por exemplo, no dia em que escrevo, o fundo Grayscale Bitcoin Trust chegou a comprar praticamente 200% mais Bitcoins (2612 BTC) que toda a rede foi capaz de minerar em 24 horas (900 BTC).

Bitcoin é um ativo fantástico, com escassez genuína e transparente. Do outro lado da (cripto)moeda, trata-se de um extraordinário experimento monetário – de enorme sucesso até aqui, é importante ressaltar.

Antes de investir em Bitcoin, é fundamental que o investidor possua conhecimento sobre os riscos (possuímos uma série completa em nosso canal Dinheiro Com Você no Youtube) e pensamento de longo prazo.

Como estratégia de investimento, é importante relativizar o timming de entrada, fazendo aportes pequenos e constantes. Apostar nesta criptomoeda não deveria se traduzir em depender totalmente de seu sucesso.

Como regra geral dos investimentos, a diversificação nos salva quando estamos errados a respeito de qualquer tipo de investimento.

Mas será que o Bitcoin vai dar certo? Como moeda confiável, pública e rastreável, o Bitcoin já provou o seu valor.

Mas daí o investidor ganhar dinheiro com isso, convertendo seus Bitcoins para uma moeda fiduciária como Reais ou dólares… Aí ninguém pode prever.

Até por isto é recomendado prudência ao investir. Do outro lado, conheço gente que até hoje está reclamando, dizendo que “vai esperar cair pra comprar”, desde quando um Bitcoin valia 30 mil reais.

Para quem acredita, é importante estar no jogo, mas com a sensatez de não arriscar todo o patrimônio de uma vida em qualquer ativo que seja.

Quem viver verá. De qualquer forma, não é fascinante estarmos vivendo esta revolução, de um dinheiro não emitido por qualquer banco central, mas ainda assim (até mais) confiável?

* William Ribeiro é Educador Financeiro do Dinheiro Com Você.

Fonte: CM Comunicação



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena