Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que fazer concursos militares?

Por que fazer concursos militares?

03/02/2021 Leonardo Chucrute

No Ensino Médio, muitos alunos ainda não sabem se devem prestar concurso militar ou cursar uma faculdade.

Vale observar que uma carreira militar não anula o desejo de se formar. Infelizmente, muitos ainda desconhecem as vantagens de seguir no militarismo. Em momentos com grande número de desempregados, essa pode ser uma opção para os jovens.

Na carreira militar, já recebe um auxílio assim que você passa e está estudando. Além disso, a carreira possibilita logo de início estabilidade financeira, bons salários, plano de carreira e aposentadoria com salário integral. Outras vantagens são planos de saúde e odontológico, atividades físicas e intelectuais.

Em relação à preparação, reforço a importância de iniciá-la o quanto antes. Os exames militares são considerados conteudistas.

Portanto, conhecer bem o edital é essencial para ter boas notas. Com isso, o candidato vai saber onde focar sua atenção. Dessa forma, pode conseguir um resultado satisfatório e consequente aprovação.

Na preparação, deve-se estudar o conteúdo da prova no geral e não apenas focar em uma matéria que se tenha dificuldade. Ter planejamento e organização na hora de estudar também é muito importante.

Além disso, tenha resiliência. Não desanime ao ver a relação candidato/vaga ou quando os estudos tiverem conteúdos mais complexos. Insegurança é normal, mas com uma boa preparação se passa a acreditar.

É essencial que se tenha foco em qual concurso militar se quer, ou seja, o seu sonho de passar. Não adianta fazer vários concursos. Veja os que tem a mesma característica, você pode fazer mais de um, se quiser.

Além disso, fique atento à idade e aos testes físicos que terá de fazer. Mantenha-se motivado, preparando-se e acreditando em si, pois assim irá conseguir conquistar uma vaga em um concurso militar.

* Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática e ex-cadete da AFA.

Para adquirir LIVROS clique aqui…

Fonte: Drumond Assessoria de Comunicação



Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros


Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra