Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como devo rezar?

Como devo rezar?

28/06/2021 Humberto Pinho da Silva

No último quartel do século XX, estava em Madrid, a participar num Congresso Internacional, onde estavam presentes várias Confissões.

Nesse recuado tempo, inquietantemente interrogava-me: Como devo orar?

Reparei, atónito, nessa ocasião, que alguns crentes fervorosos, oravam como se conversassem com Deus, com palavras singelas.

De regresso a Portugal, abri apressadamente a minha Bíblia, buscando as recomendações de Jesus, sobre a oração – fui à Fonte, – já que as obras que abordavam o tema, em geral, eram demasiadamente filosóficas e esotéricas.

Rapidamente verifiquei, que Cristo, além de ensinar o “Pai-Nosso” deixou algumas recomendações úteis. Conselhos, que pretendo apresentar ao leitor que não tem ou perdeu o hábito de rezar:

Ao pedir a graça deve fazê-lo em nome de Jesus: “Tudo que pedirdes ao Pai, em Meu nome, eu vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. (Jo13:14). Pedi com fé, convicto que alcançáreis” (Mt21:22)

“Pedi e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.” (Lc11:9)

“Quando orares, entra no teu aposento e fechada a porta, ora a teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê o que se passa em secreto, te dará a paga.” (Mt6:6)

“Não faleis muito, como os gentios; pois cuidam que pelo seu muito falar serão ouvidos.” (Mt6:7)

Deve, igualmente, confessar sua fé diante dos homens: “Todo aquele que está Me confessar diante dos homens Eu o confessarei diante do meu Pai, que está nos Céus.” (Mt10:32)

Até aqui foram os conselhos de Jesus, colhi, também alguns pareceres úteis de homens de Deus.

Escrivá de Balaguer, recomenda que não se deve limitar a ter horário certo, para orar: “Não penseis que a oração é um ato que se cumpre e se abandona em seguida”.

“Todo o dia pode ser tempo de oração: de noite à manhã e da manhã à noite – Homilia do dia 19/03/66 A Ascensão do Senhor aos Céus”

A beata Irmã Maria do Divino Coração (Condessa Droste Zu de Vischering,) rezava sempre ou cantava, enquanto executava as tarefas diárias.

Todo o cristão deve frequentar o Igreja. Santa Teresa de Jesus, recomendava o convívio com outros crentes: “- Em especial ao princípio – que procurem amizade e trato com outras pessoas, que trate do mesmo.” (oração) – Livro da Vida, Cap.VII: 20. Edição do Carmelo – Porto.

Dizia o Irmão Roger: “A nossa missão de cristãos, é ser revelador de Cristo, mesmo sem palavras.” - Pelo exemplo.
Para terminar, acrescento: Não seja ingrato.

Agradeça quando receber a graça solicitada. Não reze só para pedir, mas para louvar. Prefira orar com palavras suas, como se conversasse com Deus.

Espero que esta despretensiosa crónica lhe seja útil, para crescer espiritualmente. Esse é meu único desejo.

Utilizei, nas citações bíblicas versão do Padre António Pereira de Figueiredo, que segundo Bigote Chorão: “oferece a garantia de uma linguagem de varonil dignidade.”

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre oração clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena