Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ibovespa pode chegar a 140 mil pontos até o final de 2021

Ibovespa pode chegar a 140 mil pontos até o final de 2021

21/07/2021 Paulo Cunha

O mês de junho iniciou com a promessa de bons retornos na bolsa de valores brasileira, devido ao recorde da máxima histórica do Ibovespa.

O índice, que mede o desempenho da nossa renda variável, ultrapassou a marca de 130 mil pontos, influenciados por um cenário externo favorável, pela retomada da economia nacional e os avanços em Brasília. Ao longo da segunda quinzena de junho, o Ibovespa entregou parte dessa alta.

No primeiro momento, o real ganhou força e fez com que as empresas exportadoras de commodities, que são correspondentes por uma boa parcela do índice, sofressem uma considerável queda.

A reunião do Copom, que confirmou o ciclo de retomada de juros, também foi fundamental para essa queda.

O texto da reforma tributária foi enviado pelo Ministério da Economia ao Congresso, a proposta de taxar dividendos, tanto de empresas, quanto de fundos imobiliários, provocou novas quedas no Ibovespa.

Renda variável

Na renda variável global, os Estados Unidos tiveram um mês positivo, com o S&P atingindo máximas históricas.

Já a bolsa europeia ainda apresentou um crescimento não tão acelerado, devido ao aumento de casos de covid-19 pela variante Delta.

Além disso, o bom momento da moeda brasileira fez com que os ativos não hedgeados deixassem de entregar bons resultados.

Perspectivas

A projeção de crescimento do PIB de 2021 foi de 5,2% para 5,5%, de acordo com uma revisão da XP, a ação se deu devido a uma crença em uma retomada mais robusta da economia.

A expectativa para o Ibovespa é que ele deve seguir com o alvo de 140 mil pontos para o final do ano.

No entanto, o curto prazo deve seguir lateralizado, uma vez que as discussões da reforma tributária devem se estender ao longo do segundo semestre, causando indefinições. 

Abaixo, confira os principais índices do mês de junho:

- CDI: +0,31%
- Dólar: -4,77%
- S&P: +2,22%
- IBOVESPA: +0,46%
- IPCA: +0,53%

* Paulo Cunha é sócio fundador da iHUB Investimentos, empresa especializada em assessoria de investimentos, com mesa de operação atuante em ações, derivativos e câmbio em tempo real.

Para mais informações sobre Ibovespa clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Agência Contatto



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto