Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Avaliação Psicossocial: Foco na saúde e segurança do colaborador

Avaliação Psicossocial: Foco na saúde e segurança do colaborador

23/08/2021 Alessandra Pinatti Kinjo

O processo de avaliação psicossocial permite identificar quais são as características psicológicas necessárias e importantes para que um indivíduo consiga desempenhar suas atividades de maneira segura.

Este processo de avaliação tem o objetivo de responder a duas questões:

O indivíduo dispõe das características psicológicas exigidas para exercer o cargo de risco?

Existem no mercado vários instrumentos que podem ser utilizados para mensurar essas características psicológicas, como testes psicológicos para avaliação da cognição (atenção, memória e inteligência); testes de personalidade que podem fazer um prognóstico do comportamento desse colaborador em situações de maior pressão e inventários para ansiedade, depressão, estresse, resiliência, entre outros.

Como está o contexto organizacional em relação aos fatores de riscos psicossociais?

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) descreve como os aspectos para definir a interação dinâmica entre o trabalhador e seu trabalho.

De um lado, o trabalhador com suas experiências, vivências e necessidades, do outro, os aspectos relacionados ao trabalho - ambiente, conteúdo e tarefas.

Essa interação pode ser positiva quando oferece suporte, proteção e promoção de saúde aos trabalhadores, e negativa quando pode ser ameaçador, perigoso e de riscos para o trabalhador, nesse caso são chamados de fatores de riscos psicossociais.

Quando nessa situação o desequilíbrio prevalece e o trabalhador não detém condições internas para lidar com esses fatores, podem gerar distúrbios emocionais, comportamentais e problemas à saúde.

Alguns dos sintomas relacionados à exposição dos fatores de riscos psicossociais estão relacionados à ansiedade, depressão, problemas do sono, isolamento, abuso de substâncias psicoativas, agressividade, inibição da capacidade de concentração e tomada de decisão. Além das consequências à saúde, pode ser percebido danos físicos, sociais e psicológicos.

Existem condições de trabalho que podem aumentar a ocorrência dos riscos psicossociais, como cargas de trabalho excessivas; falta de clareza na definição das funções; falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controle sobre a forma como executa o trabalho; má gestão de mudanças organizacionais e insegurança laboral; comunicação ineficaz; falta de apoio de chefias e colegas, relações interpessoais difíceis; existência de assédio agressão e violência e dificuldade em conciliar o trabalho e a família.

Os fatores de riscos psicossociais podem deixar o trabalhador em situação de maior vulnerabilidade e colocá-los em risco de adoecimento.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), os transtornos mentais são a terceira principal causa de concessão de benefícios previdenciários para trabalhadores com registro formal.

De um modo geral esses transtornos decorrem dos fatores de riscos psicossociais, com base nos dados da Previdência Social, observou-se que em 80% dos afastamentos de trabalhadores por problemas de saúde mental foi estabelecido nexo de causalidade associado aos diagnósticos de depressão, ansiedade e transtornos de estresse.

A expansão da Avaliação Psicossocial para outras atividades seria muito importante para buscar ações preventivas e promoção da saúde do colaborador, trazendo vários benefícios para as organizações, tais como: diminuição do absenteísmo e de afastamento, aumento da produtividade, criatividade, desempenho e qualidade e no trabalho desenvolvido, retenção de talentos entre outros.

Por fim, é extremamente importante que os profissionais de recursos humanos, gestores e psicólogos pensem sobre o quanto essa pandemia pode ter ou estar influenciando a saúde dos colaboradores e como os mesmos estão vivenciando todas essas mudanças impostas nesse período.

Surge então a necessidade de pensarmos numa Avaliação Psicossocial que contemple medidas de diagnóstico, rastreamento e monitoramento da saúde mental desse colaborador, para elaboração de plano de ação e de apoio às pessoas para a construção de saúde e segurança.

* Alessandra Pinatti Kinjo é consultora comercial da Vetor Editora, Mestre em Psicologia pela USP - Ribeirão Preto.

Para mais informações sobre Avaliação Psicossocial clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vetor Editora



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch