Portal O Debate
Grupo WhatsApp

E se as pedras falassem?

E se as pedras falassem?

09/10/2021 Letícia Sauthier Medeiros

Viver na Terra Santa é tentar diariamente “ouvir” as pedras! Elas “contemplaram” a história e os acontecimentos, são “testemunhas” fiéis, milenares porém silenciosas!

A Terra Santa é um lugar único no mundo! Único na sua arqueologia, geografia, história, cultura, religião e sociedade.

Desde a antiguidade, é uma terra de contrastes e contradições e até os dias de hoje desperta curiosidade, interesse e fascínio, nos eruditos e iletrados, ricos e pobres, crentes e incrédulos.

Uma pequena faixa de terra no globo terrestre, localizada na junção de 3 continentes (Ásia, África e Europa), banhada por 4 mares diferentes (Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar Morto e Mar da Galiléia). Possui uma vida animal e vegetal rica e diversificada.

Em curtas distâncias se vai das montanhas às planícies, das terras férteis aos desertos. Repleta de pedras e plena das mais variadas espécies de flores e frutos (tâmaras, figos, azeitonas, romãs).

Há características climáticas também contrastantes de calor intenso e sol escaldante, bem como chuva e neve. Estiagem e aridez intensa, tempestade de areia e águas torrenciais em tempos de chuva.

O Oriente Médio é cenário das antigas civilizações, de guerras e conquistas, rastros deixados ao longo dos séculos.

Até hoje há descobertas arqueológicas importantíssimas que remontam a um passado bem distante, mas ao mesmo tempo tão próximo. As pedras não falam, mas se pudessem, elas teriam muito a nos dizer.

É importante ressaltar que a Terra Santa tem uma população diversificada, de várias origens étnicas, religiosas, culturais e sociais.

Com raízes muito antigas, aqui convivem diversos povos, entre eles judeus, árabes (cristãos e muçulmanos), drusos, beduínos.

As duas principais línguas são o hebraico e o árabe, mas há quem fale o aramaico, o armeno, o grego, o russo.

Por aqui se ouve praticamente todas as línguas na boca dos milhares de turistas, mas, devido à pandemia, as fronteiras estão fechadas.

A Terra Santa é o berço das três religiões monoteístas: o judaísmo, o islamismo e o cristianimo. Para cá se dirigem peregrinos do mundo todo, procurando ver e experimentar os lugares santos.

Como também moram muitos religiosos e religiosas que dedicam suas vidas a guardar os santuários e a promover a vivência da fé.

Foi exatamente nesse contexto que meu esposo e eu viemos morar na Terra Santa, em 2018. Somos uma família missionária e isso é bem comum por aqui.

Pertencemos à Canção Nova, uma comunidade católica brasileira que, através de uma parceria com os franciscanos, atua no “Christian Media Center”.

Um instrumento de comunicação da Custódia Franciscana, cuja missão é levar a Terra Santa, na sua diversidade, mostrando suas belezas e riquezas através de notícias, festividades e celebrações litúrgicas próprias deste local.

Ultrapassando a desinformação espalhada no mundo, a boa notícia tem sido proclamada aos quatro cantos. 

Aqui Jesus nasceu, aqui Ele viveu, por estas ruas Ele andou e realizou milagres! Porém ainda hoje os cristãos são um pequeno grupo, uma minoria, mantida espiritual e materialmente pela Igreja do mundo todo, uma vez que ainda enfrenta muitas dificuldades.

No entanto, eles não estão no anonimato. Aqui, os cristãos locais são conhecidos como “as pedras vivas da Terra Santa”. 

E, de fato, estas pedras sim, falam, e permanecem oferecendo um eloquente testemunho a ser ouvido: o amor é a linguagem universal capaz de ser compreendida e vivida por todos. Esta terra, tão singular e contrastante, porta em si uma profecia de paz, mas é preciso saber ouvir!

Todos exclamavam: “Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” Do meio da multidão, alguns dos fariseus interpelaram Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!” Ele, porém, respondeu: “Eu vos digo: se eles se calarem, as pedras falarão” (Lc 19, 38-40).

* Letícia Sauthier Medeiros é missionária da Comunidade Canção Nova e atualmente mora na Frente de Missão na Terra Santa.

Para mais informações sobre Terra Santa clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Assessoria de Imprensa Canção Nova



Michael Shellenberger expôs que o rei está nu

Existe um ditado que diz: “não é possível comer o bolo e tê-lo.”

Autor: Roberto Rachewsky


Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

O filósofo, cientista político e escritor norte-americano John Kenneth Galbraith (1908-2006), um dos mais influentes economistas liberais do Século XX, imortalizou um pensamento que merece ser revivido no Brasil de hoje.

Autor: Samuel Hanan


Da varíola ao mercúrio, a extinção indígena persiste

Os nativos brasileiros perderam a guerra contra os portugueses, principalmente por causa da alta mortalidade das doenças que vieram nos navios.

Autor: Víktor Waewell


A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena