Portal O Debate
Grupo WhatsApp

1984 é hoje.

1984 é hoje.

13/03/2014 Artur Salles Lisboa de Oliveira

O Livro 1984 de George Orwell é mais contemporâneo do muitos podem imaginar. O retrato de uma sociedade ficcional na qual o Partido dominante tem pleno controle sobre as ações e a mente dos indivíduos encontra fortes precedentes nos dias atuais.

Em 1984, o Partido utiliza alguns métodos para obter êxito em ceifar quaisquer iniciativas contrárias ao seu poder, valendo destacar os seguintes aspectos avaliados a seguir. À época existiam três super potências – Oceania, que é o objeto de análise do autor, Eurásia e a Eastasia -, sendo que com a finalidade de justificar a sua própria existência, o Partido propaga constantemente que as demais forças militares daquele tempo estavam todo o tempo planejando invadir a Oceania.

Traçando um paralelo com a conjuntura atual, é possível encontrar em diversos países economicamente atrasados, condições econômicas sofríveis sendo atenuadas pelo assistencialismo de governos que, semelhante a 1984, propagam que a sua existência e, em muitos casos, a sua perpetuação no poder por décadas se justificam pela necessidade de proteger sua população da opressão das grandes potências.

Com o intuito de restringir a percepção de realidade da população, o Partido, assim como inúmeros governos presentes hoje, dificultam a saída de seus cidadãos para outros países por um motivo bem simples: evitar que as pessoas percebam que existem pessoas em outras partes do mundo desfrutando de condições de vida bem superiores. A respeito desse tema, vale a reflexão em “Liberdade? Silêncio Covarde”. Outro ponto em comum entre o livro 1984 e a realidade atual é a restrição da manifestação do contraditório.

George Orwell expõe os instrumentos utilizados pelo Partido com esse fim, sendo que um deles é o encurtamento do número de palavras permitidas aos cidadãos da Oceania mediante a extinção de vocábulos indesejados. Recentemente, os brasileiros acompanharam atônitos o flerte do governo com o controle da imprensa, cuja efetivação se daria por meio da criação de um órgão governamental de monitoramento da atividade jornalística. Salvas as devidas proporções, o fim era o mesmo: ceifar o direito de se expressar livremente.

Por fim, vale salientar que o Big Brother retratado em 1984 não é caracterizado por uma pessoa, mas é um símbolo do poder do Partido sobre todas as atividades da vida da população. De forma semelhante, aturamos nas telas da televisão o Big Brother Brasil da emissora do PLIM PLIM, que inegavelmente é uma manifestação do poder econômico e midiático de grandes corporações capitalistas sobre o comportamento dos brasileiros.

* Artur Salles Lisboa de Oliveira é administrador de empresas e colaborador da Revista Exame.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira