Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A crosta da estupidez

A crosta da estupidez

27/01/2021 Humberto Pinho da Silva

Costuma-se dizer, que a crosta da estupidez, que nos cerca, tem léguas de espessura.

Se a estupidez fosse das mais baixas camadas da população – que muitas vezes é mais sábia do que se pensa, – compreendia-se, mas essa crosta, provém de indivíduos responsáveis e (quantas vezes!) de encanudados, de canudos ocos.

Não é, todavia de “canudos ocos”, que pretendo falar, mas de gente modesta, empertigada da sua “importância” econômica e bem-falante.

Estando na papelaria a comprar esferográficas, deparei com diálogo, entre freguesa e balconista, sobre saúde.

- “Então, que dizem os médicos?” - perguntou a caixeirinha.

- “Além de mais, falam também numa espondilico, ou pondirrose ou coisa assim.”

- “Cheee! … Já ouvi falar nessa palavra! …” – Respondeu a empregada, exprimindo semblante condoído.

Como anedota é impagável; como realidade só pode ser lastimável.

Num açougue – contou-me familiar, – discutiam o crime horrível, relatado no jornal:

- “Ah! Então já se sabe quem matou! Foi este homem de barbas! Bandido!” – Afirmou a açougueira, apontando para o jornalista.

- “Olhe que não – explicou a cliente, mais sabedora – esse é o jornalista!”

- “Olha agora! A senhora não me dê lições, que eu sei muito bem ler! Cá está: A esposa perante o bárbaro assassino! Bárbaro é este, que tem barbas e que é assassino.” – Apontando insistentemente, com o indicador, para o retrato do jornalista.

Certo domingo fui participar na missa do Padre Faria, na Igreja de Santo Ildefonso (Porto). Na homília, este, referindo-se às palavras de Cristo, que dizem: “Eu sou o caminho…” O bom sacerdote, esclarece: - “Não vão para ai dizer: que eu sou o caminho…”

E prosseguiu: “É que já me disseram que há quem afirme, que o abade de Santo Ildefonso, é o caminho… Eu sou apenas um pobre pecador…”

E ainda dizem que o ensino obrigatório é necessário para que todos sejam cultos e ilustrados…

O ensino, para muitos, apenas serve para obter diploma, que permita: obter bons empregos…e pouco trabalho…

* Humberto Pinho da Silva



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.