Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A definição do que é manifestação pacífica

A definição do que é manifestação pacífica

21/06/2014 Dirceu Cardoso Gonçalves

Para comemorar o primeiro aniversário das manifestações que impediram o aumento no preço das passagens de ônibus e trens, o MPL (Movimento do Passe Livre) reuniu 1500 pessoas, em São Paulo.

O que seria uma festa – tanto que a polícia concordou em acompanhar à distância - acabou, mais uma vez, degringolando para o vandalismo e a depredação. Prova da falta de maturidade tanto dos manifestantes quanto das autoridades no que tange à definição do que seria a manifestação pacífica garantida pelo texto constitucional. Uma festa jamais deveria terminar com saldo de destruição e de medo ou incômodo à população e transeuntes da área onde se realiza. Nada contra o movimento social que prega o passe livre, desde que exerça sua pressão de forma adequada e sem provocar o caos.

Deveria realizar suas manifestações em áreas isoladas, sem interromper o trânsito ou tumultuar a vida dos usuários das vias públicas. Seus organizadores precisam ter responsabilidade sobre o evento que promovem e, de alguma forma, evitar a infiltração de baderneiros, vândalos e outros contestadores violentos e de causas diversas. Se necessário, poderiam até requisitar o auxílio policial para esse controle. As autoridades deveriam dar suporte para a concretização do direito constitucional à manifestação e, além disso, dar ouvidos aos reclamos nela contidos.

A falta de resolutividade nas reivindicações, movimentos e greves levou os reivindicantes a saírem às ruas. O recuo das autoridades, que revogaram os reajustes das passagens, não só deu um ar de vitória a esse formato de reivindicar, como incentivou outros setores a também adotá-lo, mas sofreu a contaminação dos baderneiros que, certamente, trazem consigo objetivos políticos, eleitoreiros ou até criminosos. É com essa infiltração que tanto as autoridades quanto os legítimos movimentos sociais ainda não aprenderam a lidar.

É preciso fazê-lo rápido. Precisamos, urgentemente, definir o que é manifestação pacífica, como ela deve se processar, o que fazer com quem a desvirtua e criar mecanismos para que o povo possa reivindicar e ter ouvidos e solucionados seus reclamos, sem o risco de ver todos os esforços naufragarem no mar da intolerância, da baderna e do oportunismo. Essa definição é um importante elemento de preservação democrática de que não podemos abrir mão. Sem isso, o caos será inevitável...

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch