Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A Gripe e suas complicações

A Gripe e suas complicações

07/09/2018 Dra. Jacqueline Cássia de Castro

A gripe é uma doença que acomete as vias respiratórias e tem o vírus influenza como responsável.

Os resfriados são causados por rinovírus ou coronavírus e têm apresentação diferente. A gripe pode ocorrer em surtos no decorrer do ano, mas é mais frequente no inverno ou em períodos mais frios.

No Brasil, a temporada de gripe ocorre geralmente entre abril e outubro, principalmente nas regiões em que as condições climáticas são mais definidas. Geralmente, a maioria das infecções é causada pelos vírus da influenza A e B, mas também podem ser causadas pelos vírus H1N1 ou H5N1. Como a incidência maior de casos se dá no período mais frio do ano, o quadro recebe o nome de gripe sazonal.

Transmissão do Vírus

A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar. Por esse motivo, é importante tomarmos certos cuidados ao tossir ou espirrar, quando estamos doentes.

Sabe-se que é possível que o contato com uma superfície que acaba de receber o vírus pode facilitar sua transmissão, mas esta via de transmissão ainda não foi totalmente esclarecida. O vírus influenza entra nas células do sistema respiratório, começa a replicar-se e após o período de incubação, que dura entre 3 a 4 dias, começam as manifestações iniciais da gripe, provocadas pela multiplicação dos vírus e pela resposta inflamatória que induzem.

No início da gripe temos como sintomas febre alta, dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza. Outros sintomas possíveis são tosse, inicialmente seca, dor de garganta e coriza. A gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias, mas em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana.

Geralmente a recuperação é rápida, no entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar. Em pessoas vulneráveis, a gripe pode ser mais perigosa e é chamada de gripe complicada.

Isso acontece quando ocorre a pneumonia causada diretamente pelo vírus influenza (pneumonia viral); pneumonia bacteriana (quando bactérias se aproveitam da fragilidade do organismo e infectam os pulmões); acometimento dos músculos (miosite) ou do sistema nervoso (encefalite ou polirradiculoneurite). Estão sob maior risco de apresentarem essas complicações as crianças com menos de 2 anos, os idosos com mais de 65 anos, doentes crônicos e obesos.

Diagnóstico

Nos períodos de epidemia de gripe, em geral o diagnóstico é clínico, ou seja, as pessoas com febre e sintomas respiratórios que se manifestaram há menos de 48 horas recebem esse diagnóstico.

Entretanto nos pacientes que devem ser hospitalizados devido a gripe, aqueles em que a doença evolui rapidamente ou de forma mais grave, pessoas com mais de 65 anos e gestantes, pode ser necessário confirmar o diagnóstico com exames, pois isso pode exigir uma mudança no tratamento.

Tratamento

Como a gripe é uma doença autolimitada, na maioria dos casos basta o tratamento de suporte, com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de medicamentos antivirais, que só funcionam se forem administrados nas primeiras 48 horas a partir do início dos sintomas.

Antibióticos não funcionam para tratar a gripe e são prescritos somente nos casos de eventuais infecções bacterianas, que podem advir como complicação do quadro.

Prevenção

A prevenção da gripe consiste em medidas relativamente simples: vacinação e cuidados básicos de higiene. As medidas de higiene úteis para a prevenção da gripe são simples: cobrir a boca quando tossir ou espirrar (para evitar a disseminação maior de partículas que carregam os vírus), sempre lavar as mãos com água e sabão para evitar eventual transmissão por contato e deixar os ambientes arejados.

A vacinação tem a função de evitar que a pessoa contraia a infecção ou que tenha um quadro mais grave da doença, com menor risco de complicações. A vacina pode ter efeitos colaterais como dor e inchaço na região da aplicação. Eventualmente, pode provocar um quadro semelhante ao de um resfriado comum.

A vacinação deve ser realizada anualmente, porque os vírus se alteram. Geralmente, a pessoa demora duas semanas para desenvolver os anticorpos adequados. Entre a população, os adultos com mais de 50 anos, imunossuprimidos (transplantados, pacientes com HIV), doentes crônicos, crianças de até 5 anos e profissionais de saúde estão entre aqueles que devem receber a vacina anualmente.

* Dra. Jacqueline Cássia de Castro é geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia.

Fonte: Dra. Jacqueline Cássia de Castro



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves