Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A hora da evolução, de organizações, consumidores e profissionais

A hora da evolução, de organizações, consumidores e profissionais

13/07/2013 Alexandre Prates

O "Barômetro Global da Corrupção", a maior pesquisa já feita sobre a corrupção no mundo, mostra que a maioria da população acredita que a situação se agravou nos últimos anos.

O levantamento foi realizado pela Transparência Internacional (TI), que tem sede em Berlim. Foram entrevistadas 114 mil pessoas em 107 países. O Brasil tem lugar de destaque no relatório por um bom motivo: algumas instituições brasileiras são muito mal vistas pela população.

Dentre elas, destacam-se os partidos políticos. 81% dos brasileiros disseram acreditar que os partidos estão envolvidos em corrupção. Em segundo lugar aparecem os parlamentares (72%) e, em terceiro, a polícia (70%). Mas, em meio a tudo isso, a pesquisa aponta uma boa notícia: 81% dos brasileiros entrevistados acreditam que podem fazer alguma coisa para mudar isso.

É um dos percentuais mais altos do mundo. Independentemente se acreditamos ou não no resultado efetivo desse pensamento da população, uma coisa é fato e precisa ser considerada: as pessoas estão mais conscientes de sua responsabilidade.

Será esse um sinal de evolução? Sinceramente, não sei. Mas sei que é o primeiro passo. Nenhuma revolução acontece sem que as pessoas assumam a responsabilidade pela mudança. E não estou falando apenas da transformação de um país, mas sim da evolução de uma sociedade economicamente ativa, reconhecidamente empreendedora e capaz de gerar grandes riquezas e melhorar a vida de muitas pessoas.

A palavra-chave é evolução!

1. Evolução das organizações – após a derrota de Anderson Silva, muitas suspeitas foram levantadas sobre a idoneidade da luta, colocando a prova à reputação do UFC. E denúncias como essa costumeiramente acontecem. Até quando teremos que suportar isso? Até quando muitas organizações terão que utilizar de artimanhas para aumentarem os seus faturamentos? Na era da informação, nada passa despercebido. Pode demorar, mas em algum momento a máscara cairá. Se um negócio para prosperar precisa suprimir a ética, possivelmente não se sustentará, pois os olhos da população não se abriram apenas para os políticos, também estão atentos a aproveitadores corporativos.

2. Evolução dos consumidores – estamos todos conectados, sedentos por novidades e ávidos por produtos e serviços de qualidade. O cliente que era mal atendido e falava para 20 pessoas, agora em apenas um post fala para centenas de amigos. Um consumidor que não recebe aquilo que comprou, com o seu smartphone grava um vídeo e publica no Youtube. Em poucos minutos, eu mancho a reputação de uma empresa, simplesmente relatando o mau serviço em sites especializados. Enfim, uma sociedade conectada tem sua visão ampliada e não se contenta com migalhas, obrigando as empresas a evoluírem os processos para garantir qualidade e segurança.

3. Evolução dos profissionais – toda e qualquer evolução começa por aqui. Jamais teremos empresas éticas sem profissionais éticos. Jamais entregaremos a qualidade exigida pelos novos consumidores sem profissionais competentes e engajados. Jamais evoluiremos a nossa sociedade sem pessoas comprometidas com a evolução das suas carreiras. A cada dia eu vejo mais e mais trabalhadores perdendo um tempo precioso de suas vidas profissionais, preferindo reclamar da própria sorte ao invés de se preparar para novas oportunidades.

Nosso País será sede da Copa do Mundo em menos de um ano e sofremos com um atendimento precário em diversos setores. Falta de preparo dos profissionais? Não! Falta de visão de carreira. Se você não está contente com o seu trabalho hoje, atender mal as pessoas e não dedi car-se não ajudarão em nada. Se você não está contente com o seu salário e diminui o seu desempenho por isso, começa a não merecer nem o salário que está ganhando. Os profissionais evolutivos perceberam que precisam assumir a responsabilidade e construir passo a passo uma carreira de sucesso.

Eu acredito na evolução da nossa sociedade, pois em meio a tantos exemplos ruins, vemos todos os dias bons exemplos para nos inspirar. Estamos, sim, evoluindo e quanto antes cada um de nós tomar as rédeas da nossa mudança, mais rápido chegaremos lá!

*Alexandre Prates é especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves