Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A hora de mudar (ou não mudar)…

A hora de mudar (ou não mudar)…

04/10/2014 Dirceu Cardoso Gonçalves

A república brasileira sempre padeceu de representação popular.

Temos assistido desde o ano passado, as manifestações de rua, que começaram protestando contra o aumento das passagens de ônibus, trens e barcos, passaram pela oposição à Copa do Mundo e seguiram até hoje pedindo o fim da corrupção, mais segurança, casa própria, saúde, escola e dezenas de outras coisas.

Nossas ruas e estradas são frequentemente bloqueadas por infindáveis protestos, muitas vezes violentos. Vivemos o sobressalto de ver ônibus e outros veículos queimados em revoltas de diferentes raízes, a maioria delas ligadas ao crime organizado.

Apesar do discurso oficial, que fala em normalidade, não é isso que se vê na prática. Nossas vidas correm risco permanente, a propriedade há muito não é protegida, o direito de ir e vir é desrespeitado, as instituições mostram-se fracas e as autoridades omissas e atabalhoadas.

É nesse quadro que chegamos ao dia da eleição, onde escolheremos presidente da República, governador, senador e deputados. É o único momento em que os incomodados podem fazer algo pela mudança e os satisfeitos têm a oportunidade de deixar tudo como está.

Não terão tido significado e nem um mínimo sentido prático todas as passeatas e protestos que se realizaram ao longo desse último ano e meio, se seus promotores e aqueles que dela participaram continuarem votando como antes. Se é para continuar como está, não havia razão para protestar!

A república brasileira sempre padeceu de representação popular. Nasceu nas mãos dos militares, serviu as oligarquias, foi suplantada por ditaduras e nunca foi efetivamente o poder emanado do povo, embora seja exercido em nome dele.

Mesmo nos momentos de democracia e maior participação popular, o que se ofereceu ao povo é o resultado de acordos e conchavos de segmentos políticos, econômicos ou ideológicos. O povo, infelizmente, só é utilizado para dar legitimidade à vontade dos grupos que se organizam ao redor de interesses.

Vivemos hoje o mais longo período democrático de nossa história mas, mesmo assim, a estrutura partidária e de governo é dotada de vícios que precisam ser sanados para que todos – e não apenas alguns – tenham a oportunidade de chegar ao poder.

No entanto, o mais importante para o momento é votar bem. Diante da urna eletrônica teremos a oportunidade de, se insatisfeitos, dar nossa contribuição para mudar o governo e a composição das casas legislativas e, se satisfeitos, votar pela reeleição tanto dos componentes do Executivo quanto dos do Legislativo.

Se a presidente e/ou o governador forem reeleitos, ficará claro que a maioria da população não concorda com os protestos contra eles dirigidos, e as manifestações têm de cessar imediatamente.

Numa democracia, as minorias se curvam à maioria e, ponto final...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)



Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch