Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância da informação em época de crise

A importância da informação em época de crise

31/10/2017 Carlos Eduardo Lima

Saber como, quando e onde usar as informações também faz enorme diferença nos resultados.

A importância da informação em época de crise

Nosso país vive um momento muito conturbado de sua história, afundado em crises políticas rotineiras, com impactos diretos sobre nós e nossas famílias, já que a economia e a política andam de mãos dadas.

Em momentos assim, sentimo-nos, muitas vezes, desanimados e esquecemos que precisamos “tocar a vida” e planejá-la. A dificuldade em manter a economia satisfatória tem sido bastante visível nos últimos tempos. Separar política e economia não é tarefa fácil e quem consegue tem muito mais chances de alcançar o sucesso.

Continuar caminhando é preciso, mas as empresas que não se calçarem com informações pertinentes, dificilmente atravessarão a crise de maneira sóbria e com bons resultados. A informação sempre foi uma importante aliada na dissociação economia/política, reportagens, matérias especiais, publicações específicas para a área da economia sempre ajudam a entender melhor o que está acontecendo e nos auxiliam a traçar um plano de ação para o futuro.

Para empresários, diretores, gestores e demais tomadores de decisão nas empresas, apenas informações superficiais não são suficientes, surgem então as informações “profissionais”, através de programas e sistemas especializados que ofertam projeções para pequeno, médio e longo prazo.

Esse tipo de informação permite que as empresas consigam planejar suas ações para atravessar ou mesmo nem entrar em crise. Saber o andamento dos números sobre juros, moedas internacionais e índice Bovespa são essenciais para os gestores que querem apresentar propostas para que suas empresas sobrevivam com sucesso à crise nacional que se instalou em nossa economia.

Atualmente esse tipo de informação já pode ser facilmente obtida através de programas e serviços disponibilizados por empresas especialistas em estudos econômicos e mercado financeiro. Esses serviços de informações inteligentes servem como guias para ações instantâneas ou para o planejamento de ações futuras. Saber com o que está lidando e, principalmente, saber o que pode vir pela frente é um diferencial que transforma muitas empresas em líderes de mercado.

No entanto é importante lembrar que, não adianta apenas ter acesso a informação é preciso entende-la para poder utiliza-la. Saber como, quando e onde usar as informações também faz enorme diferença nos resultados, isso porque, caso seja feito um mau planejamento a partir das projeções, os resultados não serão os esperados, podendo ainda, colocar a empresa em uma crise maior.

Contudo, a troca, a checagem e a utilização de informações pode ser um dos principais triunfos para quem quer atravessar e deixar a crise para trás. Conseguir lidar com essas informações, certamente, fará com que empresas se destaquem no mercado econômico nacional e a recuperação da economia no Brasil poderá, quem sabe, voltar a crescer independente do setor político.

* Carlos Eduardo Lima é formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com MBA em finanças pela FGV.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves