Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A patrulha “democrática” petista

A patrulha “democrática” petista

16/08/2014 Julio César Cardoso

A patrulha bolchevique petista ainda tem mentalidade da antiga União Soviética. Não se conforma com a sociedade capitalista, mas vive e tira proveito dela. Prega uma sociedade mais igualitária, mas os seus políticos não distribuem parte de suas riquezas com ninguém.

A democracia petista, defendida para o país, não permite a ampla liberdade de expressão social e jornalística, a livre disposição dos bens dos indivíduos, bem como é contrária a que o empresariado da produção de riquezas e empregos escolha os seus melhores caminhos. A democracia singular petista é altamente intervencionista. Vejamos alguns exemplos.

O ilustre desconhecido petista, Nazareno Fonteles (PI), em 2011, apresentou a absurda proposta (PEC 33), que submete as decisões do STF, de natureza constitucional, ao crivo do Congresso Nacional, uma afronta desmesurada à autonomia de um dos poderes da República. O mesmo parlamentar, de visão tosca bolchevique, em sua PLP 137/2004, preciosa peça “bolivariana”, tenta criar confisco social, denominado “Poupança Fraterna”, e estabelece limite máximo de consumo da sociedade.

O obscurantista deputado Vicentinho (PT-SP), também de visão retrógrada e parva, desconhece que cultura não deve ser confundida com mercadoria alfandegária. O seu protecionismo exacerbado nacionalista é um dos braços petista de sua democrática política intervencionista. Pois bem, o deputado é autor do projeto de lei nº 7299/2014, que visa proibir a compra de publicações estrangeiras pelo setor público. A esse respeito, posicionou-se o economista Maílson da Nóbrega: ”Ele alega que não se deve ‘favorecer o mercado externo em detrimento das produções nacionais’.

Assim, as universidades, os hospitais e outros órgãos ficariam impedidos de importar livros científicos e demais publicações gráficas. Jamais se foi tão longe no propósito de ‘proteger’ a indústria”. Vejam a anticultura imposta pelo governo petista: um projeto financiado pelo Ministério da Cultura banca a edição de milhares de livros de autores clássicos ‘facilitados’, começando por Machado de Assis. Como disse a escritora Lya Luft: “Facilitados para quem?

Para o eleitor ignorante, é claro, despossuído de inteligência necessária ou da necessária educação para ler esse autor, o primeiro a sofrer tão abominável mutilação. Troca de vocábulos e talvez frases inteiras, em suma, reescrevem Machado; portanto o que for lido não será ele”. O governo resolveu extinguir a democracia ao assinar o Decreto 8.243, que cria a “Política Nacional de Participação Social” e o “Sistema Nacional de Participação Social”, verdadeiros instrumentos intervencionistas, bolcheviques e que desrespeita a autonomia do Congresso Nacional de tratar das políticas públicas.

O cantor Lobão, em artigo Hello! Palco não é palanque!, fez oportuna crítica à patrulha ideológica petista que não aceita que um artista, que não se identifique com a sua ideologia política, possa trabalhar em qualquer evento festivo do partido. Uma sandice sem tamanho.

E Lobão não deixou por menos: “Imagine que surreal seria termos os holofotes e as atenções voltadas exclusivamente para artistas filiados ao PT, que sobem no palanque do partido e recebem uma grana preta para fazer campanha publicitária dos órgãos públicos. Como seria se a gente só pudesse assistir a filmes, peças teatrais e minisséries com temas ‘customizados’, destinados a favorecer a imagem do governo? E que tal se fôssemos obrigados a engolir só o que passa pelo filtro ideológico do PT?”.

*Julio Cesar Cardoso é Bacharel em Direito, servidor federal aposentado e Especialista do Instituto Liberal.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira