Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A saúde bucal dos idosos não deve ser esquecida

A saúde bucal dos idosos não deve ser esquecida

17/07/2018 Dra. Jacqueline Cássia de Castro

Quando se fala sobre a importância da saúde do idoso não podemos esquecer da saúde bucal.

Uma boca não saudável pode trazer inúmeras consequências para a saúde do indivíduo. A ausência de dentes, por exemplo, pode levar a insuficiência mastigatória, dificuldade de engolir, desordens de articulação e fala, entre outros.

Já a gengivite que é a inflamação na gengiva pode evoluir e em casos graves pode aumentar as chances de infecções, como as infecções pulmonares. A ausência de dentes também pode causar problemas de ordem psicológica, como baixa estima e até depressão, e consequentemente interferir na qualidade de vida do indivíduo.

Por causa disso, é imprescindível estar atento à saúde bucal do idoso. Nos casos de ausência de dentes, recursos como próteses podem não apenas melhorar a nutrição e a fala, mas também na melhora da autoimagem e socialização.

A higiene bucal deverá começar pela limpeza dos dentes, e deve ser feita sempre após as refeições, utilizando uma técnica correta orientada pelo cirurgião-dentista. Utiliza-se escova dental com cabeça pequena para alcançar todas as áreas da boca e com cerdas macias.

A escovação com escova elétrica é uma ótima opção idosos que apresentam maior dificuldade motora e para aqueles totalmente dependentes esta tarefa deve ser realizada por uma pessoa da família ou cuidador. A escovação deve ser feita com pasta dental com flúor e pouca abrasiva para não machucar a gengiva que é mais sensível nos idosos.

Também muito importante é o uso do fio dental regularmente. As próteses devem ser removidas da boca para higienizá-las. Poderão ser escovadas com escova dental comum. Não é indicado o uso das próteses ao dormir, para haver descanso das glândulas salivares do palato e evitar que o idoso engasgue.

* Dra. Jacqueline Cássia de Castro é geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia.

Fonte:Dra. Jacqueline Cássia de Castro



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves