Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Acenda a luz dentro de você!

Acenda a luz dentro de você!

23/12/2014 Andrea Cabral

Dezembro. Festas, presentes, reuniões de fim de ano...

Enquanto penso em todos os eventos que acontecem neste mês, escuto o samba enredo de uma grande escola de samba carioca que diz: ”A luz dentro de você... Acenda!”. Essa frase me fez parar e refletir sobre as comemorações natalinas e sobre a vida em geral!

No final do ano, as pessoas sentem-se pressionadas a finalizar seus afazeres. O Natal e o Reveillon passam a ser datas limites para tudo. Visando cumprir o calendário, todos se deixam envolver por uma atmosfera mental equivocada de angústia e ansiedade. Esquecem de pensar no que realmente significa apreciar e viver plenamente essa data.

O Natal marca o nascimento de Jesus e representa o surgimento de uma nova ideia, o Cristo, que traz a mensagem de paz, harmonia e união, por ser a manifestação do Amor divino.

Em certo relato bíblico, quando Jesus diz que é preciso nascer de novo, questionam-lhe: “Mestre, como voltar ao ventre materno?” Entretanto, Jesus se referia ao renascer espiritual. Mais tarde, Paulo interpreta e expande essa ideia, explicando que o transformar-se depende da renovação da mente: mudar a forma de pensar.

Por esse motivo, diante do turbilhão de acontecimentos que precedem o Natal é importante acalmar o pensamento e perceber qual “ideia” gostaríamos que nascesse ou renascesse em nós.

Pense: Se algumas qualidades estivessem expostas em uma vitrine, quais você escolheria?

Acenda a luz dentro de você mesmo e veja que tudo o que precisa já está à sua disposição. A paz infinita trazida pelo Cristo é capaz de restaurar as relações, a harmonia e a saúde.

A letra do samba enredo que estava ouvindo, continua assim: “Nada é maior do que o amor, entenda...”

* Andrea Cabral, jornalista e advogada, atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o Brasil - Brasil@compub.org



Onde está a boa educação?

Outrora, o idoso, era respeitado no local de trabalho e na sociedade.


Saneamento básico no Brasil

A infraestrutura que não chega ao esgoto.


Em novos tempos deve-se ter novas práticas

Na Capital fala-se muito em Menos Brasília, Mais Brasil.


Espiritualidade e alegria junina

Junho traz festas de três santos católicos: Antônio, casamenteiro. São João, profeta precursor de Jesus e São Pedro, único apóstolo que caminhou sobre as águas.


Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.