Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Agosto, o mês do desgosto para o Governo Federal

Agosto, o mês do desgosto para o Governo Federal

12/08/2015 Bady Curi Neto

Diz a crendice popular que o mês de agosto é o mês do desgosto, mesmo os mais incrédulos costumam ficar ao menos receosos com a dita superstição.

Para o Partido dos Trabalhadores e o Governo Federal a “cisma” começa a se transformar em realidade, basta observar os últimos acontecimentos e ainda o que há por vir.

A prisão do ex-Ministro José Dirceu se deu no dia 03 de agosto de 2015, acusado de estar envolvido no escândalo da Lava Jato, como recebedor, beneficiário e instituidor do esquema da Petrobras, desde os tempos da Casa Civil do governo Lula, conforme dito pelo Procurador Federal Carlos Fernando Lima.

Segundo informações jornalísticas Zé Dirceu estaria descontente com os antigos aliados, que o abandonaram depois do episódio do mensalão, ameaçando entregar seus comparsas. Novas CPIs como a do BNDES e do Fundo de Pensão das Estatais, estão programadas para iniciarem ainda neste mês, com a exclusão do PT no comando das novas comissões e a participação direta apenas de partidos opositores.

As comissões irão investigar supostas irregularidades nos empréstimos entre os anos 2003 a 2015 realizadas através do Banco Nacional de Desenvolvimento Social a outros países como Angola e Cuba, assim como os cedidos a empresas ligadas à Lava Jato e supostas irregularidades dos Fundos de Pensão.

Está previsto para o dia 19 de agosto, o julgamento pelo Tribunal de Contas da União das “pedaladas fiscais” do Governo, para análise se houve atrasos nos repasses do Tesouro Nacional aos bancos públicos, como forma de maquiar a meta de superávit fiscal.

O fantasma do Impeachment volta a assombrar o Palácio da Alvorada, podendo o processo ser posto em julgamento no Congresso Nacional, pelas mãos do seu Presidente, Eduardo Cunha, rompido publicamente com o Governo Federal, opositor ferrenho, articulado e respeitado entre seus pares oposicionistas.

A moeda Americana alcançou neste mês o maior valor em relação ao real desde 10 de março de 2003, quando um Dólar valia R$ 3,525. No dia 05 de agosto, Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, reuniu-se com os Procuradores da República do Ministério Público Federal, na presença de seu advogado, com intuito de iniciar suas negociações para a Delação Premiada.

O ex-diretor comprometeu-se a demonstrar como funcionava o esquema de corrupção na área de serviços da estatal, entregando nomes de políticos e como se dava a suposta atuação de seu padrinho, ex-ministro José Dirceu. O PDT e o PTB, partidos que juntos somam 44 parlamentares, deixam de apoiar o Governo da Presidente Dilma, fazendo coro a oposição.

Por todos estes acontecimentos, acrescido da crise econômica que assola o país, supersticiosa ou céptica, a Mandatária maior da nação, Dilma Rousseff, tem demonstrado estar vivendo sobre forte pressão, a ponto de ter feito discursos totalmente desconexos, sendo motivo de deboche em todas as redes sociais e na imprensa em geral. Superstição ou não, o mês de agosto promete muito desgosto para o Governo Federal.

* Bady Curi Neto, advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves