Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Além da sala de aula…

Além da sala de aula…

15/10/2012 Marco Antônio Papp

Um dia um aluno me perguntou: Você sempre quis ser professor? Respondi que nunca. Quis ser um monte de coisas, físico, soldado, médico, músico e até padre, mas só desejei ser professor quando me tornei um.

Ele retrucou: Cara, você é o que nunca quis ser! Aí emendei - S ou o que nunca esperava ser. Olha, não sei se sou bom no que faço, mas tenho certeza que é o que melhor faço na vida! Então, ele sorriu. Com um olhar provocador me perguntou: Como você sabe que não seria melhor em outra profissão?

O papo estava ficando sério demais, mas como nenhum dos dois tirava o sorriso do rosto, parecia até singelo. Não sei, mas o amor que sinto pelos alunos me faz crer que não foram vocês que vieram a mim, mas eu que fui enviado a vocês. É, eu sabia, você adora a gente! E foi-se rindo com a superioridade que lhe cabia por mérito.

O dia do professor é o dia do aluno. Eles são o sujeito da sala de aula. Têm o poder de tornar nossas aulas maravilhosas ou insuportáveis, mas ainda não se deram conta e, por isso, estão sempre à espera de um “bom professor”. E nós, por outro lado, ainda não aprendemos a amá-los como merecem. Professor é aquele que encontra o coração do aluno.

E como a simpatia é sempre recíproca, é o estudante que determina direta ou indiretamente quem vai ser o bom ou o chato. Já tive a experiência de ser, ao mesmo tempo, querido num lugar e desdenhado no outro. Nossa profissão é estressante, não nos permite aspirar à riqueza, não tem grande reconhecimento social e, em geral, somos 'passageiros' para os alunos. Vivemos muitas inseguranças, grandes deslocamentos (é raro o professor que trabalha numa única instituição) e trabalhamos tanto em casa quanto na sala de aula.

Quase nunca temos a chance de escolher a instituição ou os alunos, vamos onde somos aceitos. Seguimos os prazos e as orientações que nos são impostas. Mas a grande mordomia, aos olhos dos outros, é que o professor tem duas férias por ano. Quem me dera! O professor não tem do que se gabar. Mas eu não trocaria a minha por nenhuma outra profissão desta vida, só pelo enorme prazer de ver aquele aluno que se achava o mais despreparado e agora entendeu alguma coisa!

Temos momentos – poucos, é verdade – em que o brilho nos olhos daquela descoberta do jovem se converte em profunda gratidão, mesmo que não verbalizada. O estudante não faz ideia da alegria e satisfação que a gente sente quando o que ensinamos toca finalmente a vida dele. Quem tem a honra de trabalhar numa comunidade educativa sabe que ela vai além da sala de aula. Considero minha profissão um dom, pelo qual sou muito grato. É uma missão! O mínimo que posso fazer é retribuir a Graça com agradecimento!

Marco Antônio Papp é professor dos cursos de Filosofia, Jornalismo, Rádio e TV e Administração da Faculdade Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira