Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cachinhos dourados novamente?

Cachinhos dourados novamente?

06/08/2013 Marcelo López

Muitos economistas insistem em dizer que a economia norte-americana está melhorando, que os estímulos fornecidos pelo Federal Reserve americano (FED) têm dado resultado.

Vimos a Bolsa de Valores e o preço dos imóveis de lá subindo, e achamos que está indo tudo bem realmente. Infelizmente, é apenas uma ilusão. Em 2006, o preço dos imóveis estava em alta, tal como as Bolsas de Valores e os economistas (os mesmos que agora dizem que está tudo bem) diziam que era a economia dos cachinhos dourados – tudo perfeito e sob medida!

Não conseguimos ver diferença entre a economia dos EUA em 2006 e a economia norte-americana hoje, exceto pelo tamanho da encrenca. Os mesmos problemas que causaram a crise em 2008 estão aí hoje, só que bem maiores. A economia dos EUA naquele período estava crescendo devido aos estímulos do FED, não era um crescimento verdadeiro. Dinheiro barato induziu pessoas a fazerem investimentos bem aquém de razoáveis, o que propiciou uma bolha na economia.

Deparamos com as consequências desta política de crédito farto a juros baratos no estouro da bolha, em 2008. Hoje, o dinheiro está ainda mais barato e o crédito, mais abundante. Os EUA conseguiram se safar das consequências daquela crise porque o mundo inteiro correu para o dólar americano, o que manteve a moeda forte, os juros baixos e a inflação sob controle, apesar de termos registrado o maior programa de estímulos que uma economia já viu.

Dessa vez, não há garantias que o mundo vai correr para o dólar uma vez mais – e o perigo para a economia norte-americana pode estar aí. Para sair deste programa de QE (Quantitative Easing, ou afrouxamento quantitativo), o presidente do FED, Ben Bernanke, afirmou há um mês que a estratégia era reduzir as compras de títulos do governo e os bônus de hipotecas ainda este ano, e de parar de comprá-los totalmente a partir do 2º semestre do ano que vem. A verdade é que isso não ocorrerá e o FED não tem estratégia de saída.

Como já dizia Einstein, “a definição de loucura é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes”. Já nos esquecemos dos anos antes da crise de 2008, quando o então presidente do FED, Alan Greenspan, baixou os juros para 1% ao ano visando estimular a economia, pós-estouro da bolha da internet nos EUA. Em 2004/05, a estratégia de saída do FED foi subir os juros devagarzinho, para não acabar com a recuperação da economia. Em 2008, quando a taxa de juros chegou a pouco mais de 5%, vimos o que aconteceu.

Vale lembrar que a maioria dos empréstimos podres feitos pelos bancos foi realizada no período de 2006-07; se o FED tivesse sido rápido para subir os juros, a crise de 2008 não teria sido tão ruim. Hoje a economia dos EUA está viciada em estímulos. O que deveria ter sido uma ajuda temporária se transformou em algo constante, como uma droga. Agora a economia não consegue viver sem estímulos e cada vez mais precisa de mais estímulos para se manter. Na verdade, a economia não vai melhorar enquanto a taxa de juros for tão baixa.

Os japoneses estão fazendo isso há 20 anos e não há sinal de melhora naquele país também. Há pouco anunciaram um programa de afrouxamento quantitativo no Japão ainda maior (proporcional à sua economia) que o dos EUA. É como tentar quebrar uma faca dando murros em sua ponta; quando não se consegue, dão-se murros mais fortes ainda. Por isso achamos que não haverá um fim à vista para os QEs: quanto mais estímulos são dados, pior será a crise quando os juros subirem – e eles vão subir!

Ou eles sobem agora e descarrilam de vez a economia norte-americana ou subirão depois e as consequências serão catastróficas. E por que os juros subiriam? Acredito que eventualmente a inflação aparecerá: o governo tem feito um trabalho espetacular (aliás, isso não é só mérito do governo dos EUA, mas de vários outros, incluindo o nosso) de mascarar a inflação, mas quem tem que sair e fazer compras sabe que a inflação não é tão pequena assim. Estamos vendo um crescimento na economia dos EUA simplesmente porque os índices de inflação são muito baixos e o deflator pequeno.

Penso que eles já estão em recessão e que se a inflação fosse medida corretamente, isso viria à tona. Basta ver o índice de desemprego naquele país – é condizente com recessão, não com uma economia vibrante. Quando não der mais para o governo mascarar a inflação, os juros terão que subir e aí essa bolha será furada.

Só que o problema será maior, já que mais pessoas compraram casas com hipotecas que serão reajustadas, vários bancos estão atolados em títulos públicos americanos (que caem quando os juros sobem) e o próprio FED, maior detentor de títulos americanos, sofrerá um grande prejuízo – e quem irá resgatar o FED? Especialmente depois da operação twist, onde o FED alongou o perfil da sua dívida. Um aumento na taxa de juros seria fatal.

*Marcelo López é sócio-diretor da Sifra Investimentos e gestor de Fundos Multimercado e de Renda Variável.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves