Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Carrancas na paisagem cultural do São Francisco

Carrancas na paisagem cultural do São Francisco

13/05/2017 Paulo Henrique Martinez

As carrancas são filhas do contexto artístico e social que as fez nascer e multiplicar.

A presença das carrancas, distintas figuras de proa nas barcas que navegaram os rios do vale do São Francisco, na primeira metade do século XX, é central na compreensão da paisagem cultural daquela região.

Nas margens do rio Corrente, afluente do São Francisco, no oeste da Bahia, Francisco Biquiba Guarany (1884-1985), notabilizou-se como mestre carranqueiro. Foi grande a expressividade tanto plástica, em robustas madeiras da região, como o cedro, quanto numérica, das peças que produziu ao longo de toda a sua vida.

Estima-se que ele entalhou ao redor de uma centena de carrancas para uso em embarcações e a decoração de interiores. O catálogo da exposição “Guarany: 80 anos de carrancas”, patrocinada pela Fundação Roberto Marinho, em 1981, reuniu informações, imagens e textos de Clarival do Prado Valladares e de Paulo Pardal, estudiosos das carrancas do São Francisco.

Devemos a eles o sistemático trabalho de registro, investigação, análises e difusão da arte das carrancas e de seu universo sócio-cultural. As interpretações que construíram sobre a existência das carrancas esteve profundamente marcada pelo contexto de valorização da cultura popular na década de 1970.

A ditadura militar estimulou a localização e a divulgação de artistas populares, em aberta tentativa de suprimir o diálogo crescente entre arte e contestação política que marcara a vida nacional na década de 1960. Foi nestes anos que as carrancas de Guarany ganharam grande visibilidade pública na mídia e em espaços culturais dentro e fora do Brasil.

Havia nesta orientação governamental nítida dimensão política, explicitada em muitos estudos. O historiador Antonio Gilberto Ramos Nogueira, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, destaca que sob os militares se procurou conferir novo lugar à cultura do povo no desenvolvimento econômico e na identidade nacional, impregnada de ufanismo.

Esta política logo valeu-se de novas concepções de patrimônio cultural – centrado na valorização da memória individual e coletiva – e de suas práticas de conservação, amparadas nas novas tecnologias de então, como registros audiovisuais, entrevistas e questionários.

O objetivo era o fortalecimento de identidades regionais pela identificação, inventário, divulgação e funcionamento de instituições dedicadas à cultura popular brasileira. A promoção oficial recairia não apenas sobre os bens culturais, mas, sobretudo, em processos de criação e de confeccção dos mesmos.

Ganhariam destaque a eficácia dos conhecimentos tradicionais dos artífices, as práticas ancestrais, aprimoradas empíricamente, em contato com a natureza e a memória oral de experientes mestres-artesãos, e os diversificados materiais e suportes, como palha, madeira, argila, couro, tintas, tecido, sonoridades, plantas e alimentos.

O risco de desaparição das técnicas e saberes, da perda de ambientes, ferramentas e instrumentos, completava o interesse pela memória e a cultura popular. As carrancas, a vida e a obra de carranqueiros e a de Guarany, em particular, tornaram-se objeto de estudo e apreço.

Os textos de Clarival Valladares e de Paulo Pardal traduziram o espírito de busca pela arte e a cultura popular e também o esforço de apreender o fenômeno das carrancas sob o nacionalismo da noção de patrimônio cultural animada sob a ditadura militar.

O alcance social desta orientação na política federal de cultura foi amplo e profundo. Inegavelmente, sob as concepções e valores atribuídos ao patrimônio cultural naqueles anos, outras ações sobre a paisagem cultural do vale do São Francisco podem ser observadas.

O mundo mítico-rural que gravita nas margens do grande rio e sua evocação como metáfora-síntese do Brasil são frequentes em nossa criação cultural. A reedição, em 1976, do romance Porto Calendário, de Osório Alves de Castro (1901-1978), e a pintura de Jairo Rodrigues da Silva (1958), são emblemáticas.

Ambos são de Santa Maria da Vitória, Bahia, cidade em que nasceu e viveu Guarany. Os livros de Osório abordam o universo histórico-social do vale do rio Corrente, no qual se situa a cidade, tributária da vida econômica do São Francisco.

As pinturas de Jairo Rodrigues da Silva surgem, no início dos anos 1980, sob o estímulo figurativo da natureza, de portos, barcas, rios e da gente ribeirinha. Em 2015, nova exposição no eixo Rio-São Paulo – A viagem das carrancas – recolocou em evidência as águas, a terra e o povo de lá.

Recente e de alcance nacional foi também a projeção daquela paisagem cultural na telenovela Velho Chico, examinada com argúcia pela professora Silvia Adoue (Unesp Ciência, setembro/2016). Estudos históricos e sociais sobre o vale do São Francisco têm realçado a secular presença negra na região.

Nas últimas décadas, a política de demarcação de áreas remanescentes de quilombos reiterou esta longeva peculiaridade demográfica, étnica e cultural. Para além da doutrinação ideológica, patriótica e de mercado, as carrancas são filhas do contexto artístico e social que as fez nascer e multiplicar.

Um singular encontro entre artesanato rural e economia mercantil, mais do que homens e mitos, é que aguarda ser desvendado pela pesquisa histórica.

* Paulo Henrique Martinez é professor na Universidade Estadual Paulista, Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira