Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Certificações minimizam riscos da segurança da informação

Certificações minimizam riscos da segurança da informação

28/05/2023 Mayara Zunckeller

Praticamente todas as organizações, independentemente do seu porte ou segmento, trabalham com dados pessoais e corporativos, como número de cartão de crédito, identidade, endereço, registros médicos, passaporte, lista de clientes, orçamento, planos de negócios e de marketing, etc.

E os hackers estão de olho nessas informações. Estudo realizado em 2022 pela FortiGuard Labs aponta que o Brasil foi o segundo país mais atingido da América Latina, com 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, um aumento de 16% com relação a 2021 (com 88,5 bilhões).

O país ficou atrás do México (com 187 bilhões), seguido pela Colômbia (20 bilhões) e Peru (15,4 bilhões). O total registrado na América Latina e Caribe foi de mais de 360 bilhões de tentativas de ciberataques em 2022.

Já a pesquisa Industrial Internet Security Trend Report indica que as ameaças de ataques cibernéticos contra o setor industrial na América Latina devem ter um crescimento de 57%, principalmente nas áreas de energia elétrica, aeroespacial, petroquímica, saúde e governo.

Como a certificação evita riscos de violação

Normas reconhecidas mundialmente, como a ISO 27001, são padrão e referência internacional para a gestão da segurança da informação, assim como a ISO 9001 é a utilizada para assegurar a gestão em qualidade.

A adoção da norma ISO 27001 serve para que as organizações adotem um modelo adequado de implementação, operação, monitoramento, revisão e gestão de um sistema de segurança da informação.

Um de seus princípios é a adoção de um modelo holístico de abordagem à segurança, e independente de marcas e fabricantes, com uma abordagem 360º da segurança da informação, tratando de múltiplos temas tais como as redes, segurança das aplicações, proteção do meio físico, recursos humanos, continuidade de negócio, licenciamento etc.

Ameaça constante

Ataques cibernéticos são uma ameaça constante para empresas, governos e sociedade. O sistema de gestão da segurança da informação preserva a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações através da aplicação de um processo de gestão de risco e oferece segurança aos stakeholders de que o problema é gerenciado de forma adequada.

É importante que o sistema de gestão da segurança da informação faça parte e esteja integrado aos processos da organização e estrutura geral de gerenciamento.

A sua implementação deve estar alinhada e dimensionada segundo as necessidades da organização. O foco da ISO 27001 é proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações em uma empresa.

Isso é feito descobrindo quais incidentes em potencial podem acontecer com as informações (ou seja, avaliação de risco) e, em seguida, definindo o que precisa ser feito para evitar que tais incidentes aconteçam (ou seja, mitigação de risco ou tratamento de risco).

Portanto, a principal filosofia da ISO 27001 é baseada em um processo de gerenciamento de riscos: descobrir onde estão e tratá-los sistematicamente, por meio da implementação de controles de segurança (ou salvaguardas).

Definindo papéis na segurança da informação

A estrutura da ISO 27001 estabelece requisitos para a implementação, operação e melhoria contínua de um sistema de gerenciamento de segurança da informação, cujo objetivo é estabelecer processos e responsabilidades dentro de uma organização.

É antes de tudo uma estrutura de governança que determina quem é responsável pela implementação, revisão e melhoria das medidas de segurança específicas incluídas no padrão.

Muitas empresas cometem o erro de tratar a segurança da informação apenas como uma questão da área de Tecnologia da Informação, quando na verdade ela afeta todas as partes de uma organização.

Além da questão de infraestrutura, a ISO 27001 também aborda aspectos organizacionais, como o papel da gestão.

Entre outras coisas, a administração é responsável por nomear indivíduos responsáveis pelo controle de acesso aos ativos e por monitorá-los.

Ao final, a adoção da ISO 270001 demonstra um compromisso dos executivos da organização com a segurança da informação e garante a realização de investimentos mais eficientes e orientados ao risco, ao invés da alocação de recursos apenas baseados em tendências.

E, claro, aumenta a confiança e satisfação dos clientes e parceiros, propiciando uma vantagem competitiva.

* Mayara Zunckeller é Gerente de Operações na TÜV Rheinland.

Para mais informações sobre ataques cibernéticos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Intelligenzia



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques