Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Comércio forte para o pós-pandemia

Comércio forte para o pós-pandemia

05/07/2021 Fabricio Posocco

O plano de vacinação para combater a covid-19 está ativo e traz esperança aos comerciantes.

O país tem quase 17,5 milhões de empresas em funcionamento. Só neste ano foram abertas 1.733.229 e 551.597 encerraram as atividades. Os dados estão no Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia.

Nas cinco primeiras posições do ranking das atividades desenvolvidas estão comércio de vestuário e acessórios, serviço de beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure), comércio varejista de produtos alimentícios (minimercado, mercearia e armazém), construção civil (obras de alvenaria) e promoção de vendas.

A pandemia perturbou a economia, interrompeu muitas atividades presenciais, mas não esmoreceu o comerciante. Todavia, é preciso desburocratizar para fortalecer o setor no pós-pandemia.

De acordo com o estudo Doing Business Subnacional Brasil 2021, feito pelo Grupo Banco Mundial a pedido da Secretaria-Geral da Presidência da República, os processos regulatórios empresariais ainda são demorados e complexos no país, devido, principalmente, a níveis insuficientes de coordenação entre agências nacionais e locais.

O relatório aponta que as soluções passam pela automatização, consolidação e simplificação dos procedimentos.

Além da colaboração de uma equipe multidisciplinar capacitada e constantemente atualizada quanto aos regulamentos e práticas em vigor para avaliar o processo de abertura de um negócio, obtenção de alvará para construção, registro de propriedades, pagamento de impostos, obtenção de crédito e execução de contratos.

Aperfeiçoar o ambiente de negócios no Brasil como um todo pode contribuir para a facilidade de se fazer negócios.

* Fabricio Posocco é professor universitário e advogado no Posocco & Advogados Associados.

Para mais informações sobre comércio clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Comunicação Posocco & Advogados Associados



Desafios para o Brasil retomar o rumo

A tragédia brasileira está em cartaz há décadas.


Mortes e lama: até quando, Minas?

Tragédias no Brasil são quase sempre pré-anunciadas. É como se pertencessem e integrassem a política de cotas. Sim, há cotas também para o barro e a lama. Cota para a dor.


Proteção de dados de sucesso

Pessoas certas, processos corretos e tecnologia adequada.


Perspectivas e desafios do varejo em 2022

Como o varejo lida com pessoas, a sua dinâmica é fascinante. A inclusão de novos elementos é constante, tais como o “live commerce” e a “entrega super rápida”.


Geração millenials, distintas facetas

A crise mundial – econômica, social e política – produzida pela transformação sem precedentes da Economia 4.0 coloca, de forma dramática, a questão do emprego para os jovens que ascendem ao mercado de trabalho.


Por que ESG e LGPD são tão importantes para as empresas?

ESG e LGPD ganham cada vez mais espaço no mundo corporativo por definirem novos valores apresentados pelas empresas, que procuram melhor colocação no mercado, mais investimentos e consumidores satisfeitos.


O Paradoxo de Fermi e as pandemias

Em uma descontraída conversa entre amigos, o físico italiano Enrico Fermi (1901-1954) perguntou “Onde está todo mundo?” ao analisarem uma caricatura de revista que retratava alienígenas, em seus discos voadores, roubando o lixo de Nova Iorque.


Novo salário mínimo em 2022 e o impacto para os trabalhadores autônomos

O valor do salário mínimo em 2022 será de R$ 1.212,00.


2021 – A ironia de mais um ano que ficará marcado na história

Existe um elemento no ano de 2021 que imputou e promoveu uma verdadeira aposta de cancelamentos e desejos para que ele seja mais um ano apagado da memória de milhares de pessoas: A pandemia, que promoveu o desaparecimento definitivo de milhares de pessoas.


Negócios do futuro: por que investir em empreendedorismo no setor financeiro

Você sabia que 60% dos jovens de até 30 anos sonham em empreender?


A importância de formar talentos

Um dos maiores desafios das empresas tem sido encontrar talentos com habilidades desenvolvidas e preparados para contribuir com a estratégia da empresa.


Sustentabilidade em ‘data center’: setor se molda para atender a novas necessidades

Mesmo que a sustentabilidade ainda seja um tema relativamente novo no segmento de data center, ele tem se tornado cada vez mais necessário para as empresas que querem agregar valor ao seu negócio.