Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como enfrentar as transições de carreira?

Como enfrentar as transições de carreira?

21/06/2018 Astrid Vieira

Respire fundo e mãos à obra.

Você agora se encontra em um período de transição e precisa trabalhar para conquistar uma nova posição no mercado de trabalho. Quanto mais positiva a sua atitude, melhores serão suas chances.

Nesse momento, é importante estabelecer um bom planejamento e seguir algumas dicas que são indispensáveis para este período de mudança de emprego. Atualmente, o número de desempregados nos três primeiros meses de 2018 no país, atingiu 13,7 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com este cenário, são muitos os profissionais que estão insatisfeitos com seus salários e cargos, e que por fim, acabam decidindo por buscar novos rumos. Entretanto, ao deixar de exercer uma atividade em que se tem experiência e conhecimento, para se lançar em outras oportunidades, um profissional deve ficar atento ao fato de que isso não acontece de forma rápida e impensada.

Antes da tomada de alguma decisão, o profissional deve entender que a transição de carreira não pode ser vista somente como um método de mudança de emprego, mas também como uma oportunidade de reciclagem, de competências e promoção do autoconhecimento.

A transição deve ser compreendida como um processo que pode ser provocado por necessidades internas – quando percebemos a necessidade de mudanças práticas em nossa dinâmica cotidiana – ou por demandas externas, quando o ambiente de trabalho apresenta novas percepções e pede por uma revisão das formas de observar e atuar.

Ainda que seja impulsionada por uma demissão ou pela procura por novas experiências, a transição de carreira sempre irá abranger movimentação, separação e preparação. Acredito que o primeiro passo para a transição é a realização de uma revisão e planejamento de carreira, pois assim, o profissional terá a oportunidade de avaliar o passado, analisar o presente e planejar o futuro.

Recolocar-se requer preparo, tempo, dedicação e muito esforço. Sendo assim, é preciso que o candidato a novas vagas de emprego, reveja quais são seus conhecimentos, suas habilidades intelectuais e operativas; quais são suas competências para a resolução de problemas; qual é a sua experiência profissional; e o que ele tem para oferecer a uma nova empresa.

A revisão da trajetória profissional melhora a autoestima e a autoconfiança, que são essenciais para quem deseja repensar a carreira e buscar um novo desafio. Lembro que o ideal é que um profissional redefina com clareza seus objetivos de carreira e atualize o currículo, pois quanto maior a experiência, mais consistente será o seu material curricular.

Ainda é necessário que o trabalhador esteja aberto a mudanças geográficas, pois alguns mercados são menos concorridos e podem oferecer excelentes oportunidades. Observo que a recolocação mais assertiva é quando se busca por uma vaga na área de atuação habitual do candidato e de preferência no mesmo segmento.

A segunda forma de recolocação mais fácil, é quando se busca a mesma área de atuação, porém em outros segmentos.

* Astrid Vieira é consultora e diretora da empresa Leaders HR-Consultants.

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira