Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como interagir com pessoas com Alzheimer

Como interagir com pessoas com Alzheimer

09/07/2018 Dra. Jacqueline Cássia de Castro

A doença de Alzheimer é um tipo demência, sendo a forma mais comum dentre todas as demências.

Como interagir com pessoas com Alzheimer

Essa doença consiste na perda de memória e outras habilidades cognitivas e funcionais que interferem na rotina diária. Do total de casos de demência diagnosticados, 60 a 80 por cento são doença de Alzheimer.

A população mais acometida pelo Alzheimer é aquela com 65 anos de idade ou mais, sendo a idade um fator de risco importante, mas a doença não é exclusiva da velhice, podendo ser identificada em pacientes mais novos.

A doença do Alzheimer é progressiva, e ainda não tem cura, mas pode ser estabilizada por meio de tratamento. Para quem convive com pessoas com Alzheimer é preciso saber se comunicar, já que a doença pode comprometer a comunicação do paciente ao longo do tempo.

A seguir sugerimos 5 dicas, baseadas nos indicativos da Alzheimer´s Society. Afinal, da mesma forma que eles encontram dificuldades para se expressar, devemos tomar cuidado com o que diremos. Saiba o que não se deve perguntar a uma pessoa com Alzheimer:

1. Você se lembra de quando….

Estimular a memória de um idoso com Alzheimer com este tipo de pergunta pode desencadear frustração ou causar tristeza caso ele não tenha mais lembrança de determinado acontecimento, pessoa etc. Além disso, não há evidências de que esta prática de “treinar o cérebro” ajudará alguém a manter a memória. Procure abordar o passado apenas quando o idoso fizer menção a ele, deixando que ele lidere o ritmo da conversa.

2. Mas eu acabei de dizer para você…

Para quem convive com alguém com Alzheimer é comum ter que responder a mesma pergunta diversas vezes. Por mais que seja frustrante para você, é ainda mais para o idoso que não se lembra do que foi dito devido a sua condição de saúde. Procure compreender e responder a pergunta quantas vezes for necessário.

3. O que você fez esta manhã?

Quem tem Alzheimer pode não se recordar de fatos recentes. Portanto evite perguntas que referenciam a algum fato e/ou evento.

4. O que você quer beber?

Evite fazer muitas perguntas abertas, pois a pessoa não consegue se lembrar da resposta. Em vez disso, pergunte dando alternativas como por exemplo, “você quer chá ou café?” ou mais simplesmente, “você quer uma xícara de chá?”

5. Você sabe quem sou eu?

Quando alguém com demência não o reconhecer, pode ser frustrante, mas lembre-se de que o sentimento é mútuo. Perguntar ao idoso se ele se lembra de você, pode fazer com que o idoso se sinta culpado, caso não se recorde da pessoa. Em vez disso, cumprimentar a pessoa com demência e, na medida em que perceber a condição do idoso, decidir se fala ou não seu nome para ele em tom de apresentação.

* Dra. Jacqueline Cássia de Castro é geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia.

Fonte: Dra. Jacqueline Cássia de Castro 



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves