Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como se preparar para a retomada?

Como se preparar para a retomada?

26/07/2017 Marcos Maregatti

As empresas devem se preparar para o momento da retomada porque isso vai acontecer.

Como se preparar para a retomada?

Até o início da semana passada, havia um clima otimista com relação a retomada da Economia e de maneira geral, começávamos a perceber os tímidos sinais de recuperação, ainda que de maneira pouco expressiva.

Apesar das últimas más notícias é importante que as empresas se preparem para o momento da retomada porque, acreditemos ou não, isso vai acontecer! Uma das principais dúvidas que surge nesse momento no ambiente empresarial é: Como voltar a ter a mesma rentabilidade obtida antes da recessão?

A maioria das empresas deixou os investimentos e as reestruturações de lado e o foco de atenção foi somente na redução de custos durante o período da crise. A eficiência durante as “vacas magras” foi obtida graças a redução de pessoal e corte nos custos de produção, mas essa eficiência não é a de melhor qualidade.

Diante desse fato, a tendência é que as despesas e os custos de produção aumentem, roubando parte significativa da rentabilidade do negócio. Alguns dados recentes já mostram uma tendência no aumento dos custos de produção das indústrias de bens de consumo e o ataque às ineficiências deverá nortear as ações estratégicas e táticas e poderá impactar negativamente os resultados financeiros, caso essas perdas não sejam identificadas, atacadas e eliminadas.

Ainda é cedo para falar dos gargalos que impactam a produtividade, afinal, boa parte das empresas atingiu o “fundo do poço”, mas, é importante identificar as ineficiências de processo e não estamos falando somente dos processos produtivos, o foco em eliminar os desperdícios e perdas deve ser abrangente e ser feito quase que de maneira obsessiva.

Como identificar as ineficiências e perdas nos processos (produtivos, administrativos, de apoio, etc.)? Será necessário ter em mente os conceitos do “Pensamento Enxuto” ou “Lean Thinking” para encontrar tais oportunidades no ambiente fabril e também no administrativo.

O entendimento do porquê tais desperdícios ocorrem e como eliminá-los é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa e deve ser um processo de melhoria contínua. Qualquer atividade que não adiciona valor ao produto, ao processo ou ao cliente, pode ser entendida como perda/ineficiência/desperdício.

Qual o papel dos Gestores no processo de ataque aos desperdícios? Quais as perdas mais comuns em ambientes administrativos e fabris? Quais as principais causas de ineficiências? Reflita sobre tais questões e avalie investir em um time de profissionais que pode contribuir para o plano de retomada.

* Marcos Maregatti é Engenheiro de Produção Mecânica e consultor da IMAM Consultoria.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira