Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Compliance – A era comportamental

Compliance – A era comportamental

06/12/2017 Marisselma Rodrigues Santana

A era comportamental pode ser definida como era de compliance ou de integridade.

Hesíodo um poeta grego, que viveu aproximadamente no ano 800 a.C., em sua obra “Os trabalhos e os dias” descreveu as idades ou as eras do homem em: Raça de Ouro, Raça de Prata, Raça de Bronze, Raça dos Heróis e Raça de Ferro, esta última seria então a “era” que estaríamos vivendo.

Pensei se Hesíodo estivesse vivo hoje, como ele descreveria as eras. Se ele consideraria a revolução tecnológica como era digital e se ainda levaria em conta as questões de educação, ética, moral e integridade do comportamento humano na vida privada e profissional como a era comportamental.

Estamos presenciando e vivenciando grandes transformações tecnológicas. Muitas destas ferramentas são utilizadas em nosso dia a dia sem que percebamos o impacto em nossas vidas e muitas outras melhoram nossa performance no trabalho e produtividade.

As organizações investem em sistemas sofisticados para evitar erros, mitigar riscos e evitar fraudes. Num evento do Observatório Social do Brasil, fui apresentada à Rosie, uma robô brasileira, que ataca a corrupção e detecta quando os deputados usam mal o dinheiro público.

Uma excelente iniciativa de jovens que buscam mudanças de comportamento na classe política. Parece que a Rosie já descobriu muita coisa. Esta é uma boa notícia, seguindo a tendência global, o Brasil já tem ferramentas de varredura contra fraudes de agentes públicos.

O fato é que a Rosie não muda o comportamento das pessoas, essa mudança depende mesmo de ação humana. A era comportamental torna este período inédito da história da humanidade e fundamenta que o comportamento humano é o fator mais importante do sucesso de uma empresa, ou seja, a forma de tratamento às pessoas, ao meio ambiente, a uma produção sustentável e o respeito às leis, são grandes diferenciais nos negócios.

Ocorre que num piscar de olhos as organizações podem perder toda a sua reputação construída por anos, por conta do comportamento ilegal ou inadequado de seus executivos e de seus colaboradores. As consequências podem ser drásticas: desde a perda de valores de suas ações, de clientes, de crédito, processos judiciais e até prisões.

A era comportamental pode ser definida como era de compliance ou de integridade. Isto significa que, ainda que sejamos tecnologicamente futurísticos, a educação, a ética e a moral, são princípios e valores que trazemos em nosso caráter, que pode claro, ser influenciado por fatores externos.

O importante aqui é que para a construção de sociedades melhores e organizadas, precisaremos de indivíduos preparados, dispostos a tomar as medidas necessárias para diminuição drástica da corrupção, que é gênero de crimes de várias espécies de organizações criminosas, interligadas entre si, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Esse mundo paralelo acarreta em desigualdade, que consequentemente marginaliza as classes mais carentes, tornando-as miseráveis e sem condições de subsistência, drena recursos que deveriam ser utilizados na educação, saúde e infraestrutura dentre outros; a erradicação da corrupção é utópica, mas o combate a ela é cada vez mais necessário, a importância é tamanha que tornou-se pauta de uma agenda internacional.

Em razão dessa agenda, muito se fala dos pilares de um programa de compliance de sucesso nas organizações e a pedra fundamental é o comprometimento da alta direção e na sequência: políticas e procedimentos estabelecidos, código de conduta e ética nos negócios, plano de comunicação, treinamento, canal de denúncias, monitoramento, avaliação, melhoria contínua e correções.

Pensando sobre isto, concluí que o primeiro programa de compliance que tomei conhecimento foi em casa: meus pais (alta direção), me educaram e me estabeleceram regras (obediência às leis e procedimentos), recebi treinamento (plano de comunicação em casa primeiramente).

Ganhei irmãos e fui instruída como tratá-los em caso de conflitos (código de conduta) e levada à escolaonde fui ensinada sobre outros temas importantes da vida (colaboradores da alta direção).

Na escola, tomei conhecimento do primeiro canal de denúncia (se fizéssemos algo errado, a professora escreveria bilhetes aos pais); acreditem que até acareação conheci na escola? Sim, eu estava na 5.ª série e os professores revolveram fazer uma reunião de pais e mestres com os alunos. Os pais sentados nas carteiras e nós em pé ao lado deles.

Imaginem a cena? Para nós foi inesquecível (isto é monitoramento), após estas reuniões, aplicavam-se os corretivos (melhoria contínua). Esta visão é simplista, reconheço, mas vale a reflexão. A verdade é que podemos fazer um programa de integridade e melhoria contínua em vários aspectos da nossa vida, obviamente isso se refletirá em nosso trabalho.

O Brasil tem um longo caminho a percorrer no combate a corrupção, alavancando as mudanças, tivemos a promulgação da lei anticorrupção, conhecida como LAC 12846/13 já regulamentada em alguns estados e até municípios. Algumas ações, ainda que isoladas, estão sendo tomadas para a implementação de políticas e programas de compliance.

Recentemente o estado do Rio de Janeiro promulgou a lei 7753/2017 que torna obrigatório o programa de compliance em contratação pública; o Banco Central emitiu a Resolução 4.595/2017 que dispõe sobre a política de compliance nas instituições financeiras e outras instituições autorizadas a funcionar pelo BACEN.

Todas estas providências são extremamente importantes para a mudança comportamental necessária no mundo dos negócios internacionais. Se o Brasil quiser participar e se tornar mais competitivo, precisa mudar de dentro para fora, mostrar para o cliente externo que fazemos bem feito também internamente.

Existe uma demanda gigantesca de trabalho em nosso país, que sabemos de proporções continentais, as ferramentas e metodologias disponíveis, a inteligência artificial (IA) em nosso favor são contribuições inimagináveis anos atrás. De fato, precisamos descomplicar as coisas, inovar, criar oportunidades, fazer negócios transparentes e prosperar.

O que precisa ficar claro é que integridade pode e deve ser cultivada sempre, ao longo de nossa carreira e de toda nossa vida, porque o comportamento humano é quem dita as normas para as máquinas.

Nós somos responsáveis em formar a sociedade e dizer para as pessoas o que somos, o que queremos, o que e como vamos fazer as coisas daqui para frente!

* Marisselma Rodrigues Santana é sócia da innovativa Executivos Associados e especialista em Compliance.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves