Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dia Mundial do Coração: atente-se às suas emoções

Dia Mundial do Coração: atente-se às suas emoções

29/09/2016 Eduardo Campbell

É bom tomar alguns cuidados com o coração, sobretudo nos momentos de fortes emoções.

Celebrado em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração é muito mais que uma mera data comemorativa e tem como objetivo chamar a atenção de todos para um assunto importantíssimo: as doenças cardiovasculares são as principais motivadoras de mortes no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por esse motivo, é bom tomar alguns cuidados com o coração, sobretudo nos momentos de fortes emoções. O lado emocional é aflorado de diferentes formas em cada ser humano. Perdas, nascimentos, datas comemorativas, finais de campeonato de futebol e até uma rápida volta na montanha russa podem despertar muita emoção, fazendo com que o corpo reaja como se estivéssemos em situação de perigo.

Nesses casos, ocorrem diversas modificações cardiovasculares, estimuladas principalmente pela liberação de adrenalina. Entre os efeitos desse hormônio, pode-se destacar a redução do diâmetro das veias e artérias, no intuito de aumentar o fluxo de sangue para órgãos nobres como o cérebro e o coração, que passa a bater mais rápido e com mais intensidade.

O aumento da frequência cardíaca e da força da contração provoca uma maior necessidade de nutrientes e de oxigênio. Caso o indivíduo tenha um estreitamento das artérias do coração, ele não conseguirá suprir essa necessidade maior de energia, e poderá manifestar dor no peito (angina pectoris) ou até mesmo infarto agudo do miocárdio.

Por isso, diante de situações que despertem emoções, fique atento aos seguintes sintomas: palpitações, tontura, dor no peito, mal-estar e ansiedade excessiva. Caso identifique algum deles, busque um médico o quanto antes para esclarecer o quadro e evitar problemas mais graves.

No entanto, independentemente de momentos emocionantes e de estresse serem frequentes na sua vida ou não, é preciso cuidar do coração sempre. Visitas de rotina ao cardiologista são essenciais para manter a sua saúde em dia e também para fazer ajustes das medicações para hipertensão arterial (HAS), insuficiência cardíaca, arritmias, doença arterial coronariana, entre outras.

* Eduardo Campbell é cardiologista do Hospital San Paolo, centro hospitalar de média complexidade da Zona Norte de São Paulo (SP). 



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves