Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dizer NÃO vai salvar a sua vida

Dizer NÃO vai salvar a sua vida

22/03/2018 Mariana Vieira

Pense nos últimos sete dias, o que você fez por você mesmo, por prazer?

Dizer NÃO vai salvar a sua vida

Ano após ano trabalhando como hipnoterapeuta clínica, percebo com preocupação a crescente dificuldade que as pessoas têm de dizer não. Até mesmo aqueles que afirmam não sofrer com isso tão constantemente, em alguns momentos da vida, com pelo menos uma ou duas pessoas mais próximas, também acabam fazendo o que não queriam para agradar as outras pessoas, ou ao menos para não desagradá-las.

E, isso, vai germinando perigosas e silenciosas sementes como a amargura, raiva, aflição, tristeza entre outras que muitos de nós sentimos e não nos damos conta de onde vem.

Exatamente por esse motivo que esse tema me inspirou. Pois muito pensam: "Ah! vou nesse aniversário, mesmo não querendo, para que a minha esposa não brigue comigo" ou "Vou passar naquele Happy Hour para que o meu chefe não fique desapontado", e assim vai ... COISINHA por COISINHA, acumulando nos nossos corações.

Pior ainda, é que na contrapartida quase nunca fazemos algo por nós! Quer ver a prova disso? Pense nos últimos sete dias, o que você fez por você mesmo, por prazer? E o que acabou cedendo pelos outros, para não desagradá-los? Viu só! Matemática simples nos mostra como devemos equilibrar as nossas atitudes.

Obviamente que não estou aqui para incentivá-los a saírem como umas máquinas dizendo Não, Não, Não e Não. Até porque essa atitude não resolve nada, e ainda torna a pessoa desagradável. Mas temos de ter consciência de dois grandes fatores para equilibrarmos esse cenário. O primeiro é se conhecer verdadeiramente, com honestidade consigo mesmo.

E uma perguntinha pode lhe ajudar: "Eu sinto conforto ou desconforto quando penso em fazer isso?", a resposta vem no próprio corpo. E desse jeito podemos fazer escolhas mais assertivas.

E o segundo fator é ter autoconfiança para depois de descobrir o que quer, conseguir manter a sua opinião. E aqui outra perguntinha pode lhe ajudar: "Se eu disser não, se eu não fizer o que me pediram, o que de pior pode acontecer?". Talvez você ria com a resposta que virá.

Lembre-se que a porta do equilíbrio costuma ser a do meio termo. Como dizem por aí, nem tanto ao céu nem tanto a terra. Nem tanto Sim e nem tanto Não.

* Mariana Vieira é Hipnoterapeuta clínica

Fonte: Roma - Instituto de Desenvolvimento Humano



Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.