Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Economia azul: como o ecossistema de inovação pode impulsioná-la?

Economia azul: como o ecossistema de inovação pode impulsioná-la?

15/07/2023 Tania Gomes

O ambiente de inovação é uma esfera colaborativa que incentiva a criação de novas tecnologias e negócios.

Nesse sentido, reunindo todos os atores responsáveis pelo desenvolvimento de projetos inovadores, o ecossistema possui papel central no aperfeiçoamento social e econômico. Mas, afinal, o que é economia azul e qual sua relação com a inovação?

Intitulada economia azul, este conceito se baseia na imitação do funcionamento da natureza, assemelhando-se ao princípio da economia circular.

Isto é, convertendo resíduos em materiais eficientes, capazes de desenvolver e impulsionar a economia de forma sustentável.

Resumindo, a economia azul promove o crescimento econômico baseado na preservação dos ecossistemas marinhos e, consequentemente, na sustentabilidade ambiental.

Logo, a economia azul visa promover um novo sistema econômico, totalmente desconectado do conceito de usar e jogar fora continuamente os bens que a natureza nos oferece.

É, portanto, o principal motor para a recuperação dos ecossistemas e, sobretudo, para a sensibilização sobre a importância dos recursos dos oceanos e costas, que vão muito além da pesca e do turismo, por exemplo. Não à toa, ela possui papel fundamental para as empresas que buscam inovar, por meio da sustentabilidade.

Porém, não basta apenas garantir o equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que esta prática deve ser democratizada, a partir de infraestruturas, tecnologia e práticas sociais e ambientalmente conscientes.

Ainda sensível no Brasil, o tema requer estímulos e compromisso não somente das comunidades que dependem do mar para subsistência e manutenção de suas tradições culturais, como também das indústrias que produzem lixo marinho, poluição por plástico, contaminação por resíduos etc. 

Inclusive, essa discussão se torna cada vez mais essencial, ao passo que de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a estimativa é que, até 2040, os mares recebam entre 23 e 37 milhões de toneladas de plástico por ano, um número três vezes maior que o atual, e que traz inúmeras reflexões sobre um cenário de desgaste mundial.

É inegável que o oceano é a principal via de comércio exterior, fonte de alimento, energia e recursos minerais. Por isso, criada para incentivar um modelo econômico que respeite o meio ambiente, a economia azul adota uma abordagem distinta, principalmente para o empreendedorismo sustentável e a inovação.

Enfatizando a forma de se fazer mais com menos, de combinar riqueza com diversidade, de ver os resíduos como recursos e, em última análise, a integração de todo o sistema a nível global, o conceito impulsiona a economia do mar brasileiro e, em especial, dos ecossistemas de inovação, possibilitando inclusive vantagens competitivas.

A criação de peixes, mariscos e algas de forma sustentável é um dos grandes exemplos da economia azul, que envolve o uso de técnicas capazes de minimizar os impactos ambientais, promovendo assim inúmeros benefícios, como a saúde dos ecossistemas marinhos, energias renováveis e exploração de fontes de energias, a exemplo da eólica offshore.

Além das energias retiradas das ondas e marés, que possuem o potencial de reduzir significativamente a dependência de combustíveis fósseis.

Lembrando que estas e inúmeras outras frentes também impactam de forma positiva, como no caso da gestão inteligente de portos e transportes marítimos.

Mas, quais são os desafios? Excepcionalmente, a mudança é necessária no nosso modelo econômico, exigindo a separação do desenvolvimento socioeconômico humano da degradação do meio ambiente e dos ecossistemas.

Afinal, vivemos em uma sociedade que nos aproxima de um caminho sem volta, quando o assunto é a degradação do planeta, devido à exploração dos recursos naturais e a geração de resíduos.

Hoje, o equilíbrio ecológico é a única forma possível de reverter a mudança climática. Porém, isso não depende de uma única pessoa, mas sim, de toda a população, juntamente das empresas presentes no mundo. Ou seja, é necessária uma educação global ao redor do tema.

Portanto, a economia azul tem como atual missão ser acessível a todos os tipos de consumidores, copiando assim a eficiência da natureza em seu processo.

Logo, o ecossistema de inovação pode ajudá-la de forma colaborativa, onde todas as startups e empresas que quiserem inovar, terão acesso.

Além disso, ao entenderem também o resíduo como um recurso, inspirado no ecodesign e no ambiente natural, esse modelo apostará em inovações de baixo custo que geram empregos e benefícios por meio da sustentabilidade.

* Tania Gomes é diretora de Inovação do hub de open innovation Ibrawork. 

Para mais informações sobre economia azul clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PiaR Comunicação



Um representante político no STF

Um representante político no STF: Flávio Dino (PSB).


Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.


E sua ideia, deu match?

A transformação de ideias abstratas em formas tangíveis é uma etapa essencial no processo criativo.


Meta skills

O novo caminho para prosperidade e sucesso de colaboradores e empresas.


Lugar de agente ou servidor público não é na política

No Parlamento nacional existem muitos profissionais da administração pública direta e indireta que estão exercendo mandatos políticos, quando deveriam estar prestando serviço nas instituições para as quais fizeram concurso público.


Desigualdade social

Um país realmente desenvolvido só o é se o problema social estiver solucionado, ou se a desigualdade for desprezível.


Argentina fechará 12 ministérios

Circula pelas redes sociais, vídeo onde Javier Milei, presidente eleito da Argentina anuncia a eliminação de 12 ministérios e a manutenção de apenas 8.


Vale a pena apostar na filantropia!

Se você deparasse com a chance de entrar em um fundo de investimentos com retorno financeiro de 979%, encararia a oportunidade?