Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Em defesa da educação

Em defesa da educação

13/09/2018 Oscar D'Ambrosio

E não é que a campanha presidencial já começou? E não é que todos falam de educação?

E não é que todos parecem não saber muito bem do que estão falando sobre o assunto? Talvez pudessem assistir, como lição de casa, o filme “Dead Poets Society” (“Sociedade dos Poetas Mortos”, de 1989, dirigido por Peter Weir.

O drama tem como protagonista um professor de poesia (Robin William, em um de seus mais marcantes papeis) em uma escola de jovens regida por valores tradicionais e conservadores alicerçados em quatro pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.

O docente não se põe a eles, mas os coloca em uma nova perspectiva. Estimula cada indivíduo a perseguir de maneira incessante a própria paixão, para tonar a própria vida extraordinária.

Isso demanda atingir o equilíbrio entre opor-se ao que se condena e construir o que se de almeja. Henry David Thoreau, Walt Whitman e Byron são alguns dos autores citados nessa procura.

Duas cenas são marcantes. A do professor estimulando os alunos a subirem nas mesas para ver o mundo sob uma nova perspectiva e a explicação do lema da Sociedade, o Carpe Diem, ou seja, "Aproveite o Dia", porque a existência dura pouco e deve ser usufruída intensamente. Será que os candidatos viram o filme?

* Oscar D´Ambrosio é mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fonte: Oscar D´Ambrosio



Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.