Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Empreender é caminhar pelo futuro

Empreender é caminhar pelo futuro

03/12/2014 Levi Ceregato

Vamos ter baixo crescimento ou nova queda de produção neste ano? Sim. Insistimos em manter um patamar de investimento robusto frente a um mercado interno fortemente tomado por produtos importados a preços penalizados pelas altas cargas fiscais e trabalhistas internas? Sim. O empreendedor gráfico é um sofredor? Não.

A inquebrantável motivação do setor ancora-se na sua visão de futuro. Muito além de virtudes como habilidade de gestão, excelência técnica, meticulosidade e capacidade de negociação, o que define o potencial de crescimento de um negócio ou setor é um componente intangível, difuso, resultado de análise, intuição e crença no sucesso. É esse componente imaterial que permite abstrair dificuldades e projetar oportunidades, antecipando-se a elas. Em outras palavras, o verdadeiro empreendedorismo é prerrogativa de quem se permite caminhar pelo futuro.

Ou, nas palavras do guru austríaco Peter Drucker, professor universitário e autor de mais de trinta títulos sobre gestão, “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Os empresários do setor gráfico brasileiro demonstraram recentemente que são caminhantes bem adestrados na arte de percorrer estradas ainda não abertas. A mais recente evidência dessa capacidade foi a criação do Grupo de Líderes da Indústria Gráfica, que reúne entidades de classe e empresas da cadeia produtiva da impressão.

Colocando-se além das dificuldades imediatas de mercado, impostas pelo baixo desenvolvimento da economia, o ingrediente motivador da união dessas quase 90 associações e empresas de equipamentos, insumos e impressão é a perspectiva de o Brasil ser alçado à condição de oitavo maior mercado gráfico mundial em 2017, de acordo com estudo da Unidade de Inteligência da revista inglesa The Economist. Ainda segundo esse estudo, que envolveu levantamentos em 51 países, o setor gráfico irá movimentar US$ 668 bilhões, dos quais US$ 20 bilhões serão impulsionados pelo mercado brasileiro.

Embalagens, rótulos, etiquetas e revistas serão os carros chefes desse consumo. Bônus de crescimento estão previstos também para jornais, guias, folhetos, malas diretas, catálogos e livros. Apesar das altas cifras, a indústria gráfica brasileira sabe que precisa estabelecer novos patamares de produtividade e competitividade. Quem apenas esperar pelos dias melhores dificilmente usufruirá deles. Precisamos aprimorar nossa inteligência competitiva. A capacidade de aproveitar as sinergias dos vários segmentos da cadeia de impressão aponta um caminho promissor para o estabelecimento de estratégias mercadológicas conjuntas.

Captar e organizar informações que hoje estão fragmentadas e transformá-las em subsídios consistentes para a tomada de decisões, compreender o movimento das “borboletas” com potencial para desencadear tufões no nosso mercado e combater as restrições de negócios, dimensionar oportunidades e redirecionar o foco de atuação são alguns exemplos dos benefícios que podem advir de iniciativas como esse Grupo de Líderes.

Se é impossível (e até indesejável) controlar todas as variáveis de uma situação, influenciá-las positivamente é mais do que mera possibilidade: é um compromisso com o fortalecimento das indústrias do setor, cujo crescimento é sinônimo também de mais impostos, mais empregos, mais futuro!

*Levi Ceregato é presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira