Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Encare a realidade da forma correta

Encare a realidade da forma correta

27/05/2020 Thomaz Barcellos

Em algum momento todos nós vamos precisar dessa mensagem.

Estamos todos sujeitos à dura realidade que nos cerca e é natural atravessarmos períodos difíceis, ter de lidar com problemas.

Mas, veja, existe uma forma de conseguir controlar a sua mente e o seu corpo para superar qualquer desafio, usando o que está dentro de você.

Independentemente da situação a qual você esteja vivendo, seja de dor, sofrimento, perda, doença, ansiedade, medo, pânico, tristeza ou depressão, são três as maneiras de você encarar essa condição: por meio da ação, da acomodação ou da reação.

No entanto, só uma delas pode fazer você vencer tudo isso: é quando você age. Não é se acomodando e nem apenas reagindo.

A partir do momento em que você fica em um estado de passividade pela acomodação, você passa a acreditar que não tem o poder de mudança. É comum, então, se entregar ao medo, à depressão, à tristeza, à baixa autoestima e baixa autoconfiança.

Já quando você reage, entra no modo de reatividade em que você se rebela contra tudo e todos, tenta encontrar um culpado, faz do próprio mundo o culpado e não assume as responsabilidades, você é levado a outro caminho tóxico: o da raiva.

Muitas enfermidades estão associadas a essa reatividade, por exemplo, e acabam aparecendo por resultado desse caminho trilhado.

A única forma, portanto, de conseguir derrubar quaisquer tipos dessas limitações é sendo proativo.

A proatividade é fruto do autoconhecimento e da conscientização. Desde que você esteja consciente das circunstâncias que o envolve e entende que as barreiras podem ser usadas para a sua evolução e para o seu aperfeiçoamento, você começa a ter atitudes diferentes, pautadas na aceitação e na serenidade.

É importante utilizar essas oportunidades como forma de crescimento. E, para isso, você tem que se questionar constantemente: “o que essas limitações estão querendo me ensinar?”, “o que eu tenho que aprender com isso?”, “como posso enfrentar as dificuldades para, de fato, conseguir chegar aonde eu quero, me transformar na pessoa que eu sonho e conquistar tudo o que planejei?”.

Tente entender por que você está nessa situação. Procure encontrar uma forma de agir que te liberte de tudo o que há de errado no seu momento atual. Diante dele, pare, medite e reflita sobre sua vida.

Busque as perguntas, resoluções e as respostas de dentro de você, elas não estão do lado de fora. Não espere por uma solução mágica, milagrosa ou alguém que vá resolver os seus problemas.

Você mesmo pode e tem que tomar partido de tudo. Você é quem vai à luta. E saiba que não adianta se desesperar e se rebelar contra as suas adversidades. Você vai conquistar a felicidade e achar a plenitude a partir do seu esforço.

Força para todos nós!

* Thomaz Barcellos é hipnoterapeuta formado pelo maior instituto de hipnose do mundo (OMNI), pós-graduando em medicina chinesa e acupuntura pela ABACO, graduado em Nutrição e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fonte: Goldoni Conecta



Muito além do chip da beleza

Você, com certeza, nos últimos meses já ouviu falar do famoso “chip” da beleza.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).