Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Encontre nas críticas as respostas para suas dúvidas

Encontre nas críticas as respostas para suas dúvidas

18/06/2015 Dominique Magalhães

Falamos tanto de baixa autoestima e insegurança, mas quase nunca ouvimos como tema o excesso de confiança.

Algumas pessoas, aparentemente seguras, são intolerantes quando o assunto aborda seus próprios erros. Tenho observado jovens entre 20 e 25 anos, aqueles conhecidos como geração Y. Muitos se dizem insatisfeitos com a vida que levam. E por quê?

Alguns relatam dificuldades em se estabelecerem no trabalho ou em relacionamentos. Estudos apontam que essa juventude costuma se sentir especial, não julgando necessário que haja esforço para alcançar seus objetivos. Muitos se deparam com dificuldades nos empregos por não estarem acostumados com a pressão do dia a dia.

Paul Harvey, um professor da Universidade de New Hampshire, chegou a diversas conclusões sobre essa geração, após muitas pesquisas. Em sua opinião, existe um excesso de expectativa nas pessoas dessa idade que não corresponde com a realidade. Também possuem uma visão inflada deles mesmos e dificuldade em aceitar críticas.

Esse tipo de comportamento não contribui nem um pouco para o próprio crescimento profissional, visto que, nem sempre, o sucesso se constrói com elogios e glórias: As críticas são preciosas pistas que nos levam ao tesouro, aquilo que precisamos mudar para sermos melhores.

Não são apenas para o aperfeiçoamento que elas servem. A censura também pode indicar um detalhe que nos levará ao sucesso.

Uma das atitudes que devemos ter para descobrirmos nosso Dom é estarmos atentos a tudo que envolve o nosso modo de agir, inclusive aquilo que, em determinada situação, é considerado um erro.

Alguém que fala muito, por exemplo, pode se descobrir em diversas atividades de comunicação. Quem sabe se não possui talento para ser radialista ou apresentador de TV? Os extremamente quietos possuem potencial para atividades que requerem concentração. Os sonhadores costumam ter uma imaginação rica, característica preciosa para projetos que exigem muita criatividade.

Os julgamentos em relação às nossas atitudes, inclusive os negativos, podem nos proporcionar a descoberta de habilidades que nunca imaginamos sendo úteis para nossa vida.

Que tal parar de se preocupar com as críticas e buscar nelas possíveis respostas para as suas dúvidas?

* Dominique Magalhães é carioca, cursou Direito, Publicidade e concluiu pós-graduação em Portfolio na ESPM. Atualmente estuda Pedagogia.



O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Onde começam os juros abusivos?

A imagem do brasileiro se sustenta em valores positivos, mas, infelizmente, também negativos.

Autor: Matheus Bessa


O futuro da indústria 5.0 na sociedade

O conceito de Indústria 5.0 é definido como uma visão humanizada das transformações tecnológicas no setor, equilibrando as necessidades atuais e futuras dos trabalhadores e da sociedade com a otimização sustentável do consumo de energia, processamento de materiais e ciclos de vida dos produtos.

Autor: Pedro Okuhara


Em defesa do SUS: um chamado à ação coletiva

A escassez de recursos na saúde pública brasileira é um problema crônico.

Autor: Juliano Gasparetto


Impactos da proibição do fenol pela Anvisa no mercado de cosméticos e manipulação

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou a decisão de proibir a venda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos.

Autor: Claudia de Lucca Mano


A fantasia em torno da descriminalização da maconha

"As drogas pisoteiam a dignidade humana. A redução da dependência de drogas não é alcançada pela legalização do uso de drogas, como algumas pessoas têm proposto ou alguns países já implementaram. Isso é uma fantasia".

Autor: Wilson Pedroso


Ativismo judicial: o risco de um estado judicialesco

Um Estado policialesco pode ser definido como sendo um estado que utiliza da força, da vigilância e da coerção exacerbada contra a população, principalmente com seus opositores.

Autor: Bady Curi Neto


Abortada a importação do arroz

O governo desistiu de importar arroz para fazer frente à suposta escassez do produto e alta de preços decorrentes das cheias do Rio Grande do Sul, responsável por 70% do cereal consumido pelos brasileiros.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan