Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Erros no ensino de jovens e adultos

Erros no ensino de jovens e adultos

16/12/2015 Francisco Borges

No Brasil, 65 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental.

Erros no ensino de jovens e adultos

Outros 22 milhões com 18 anos ou mais, com o Fundamental completo, não encerraram o Ensino Médio.

Os dados do censo demográfico deveriam motivar mudanças nas políticas de Ensino para Jovens e Adultos (EJA).

Não é o que ocorre. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) garante a todos que não concluíram seus estudos na idade regular acesso a cursos gratuitos que ofereçam “oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho”.

Não há, porém, um currículo nacional unificado para o ensino de jovens e adultos, e sim diretrizes gerais que orientam os Estados. Embora destinados a jovens com idades a partir de 14 anos para o ensino fundamental e a partir de 18 para o médio, os programas EJA possuem diretrizes similares às do ensino regular, o que faz jovens e adultos receberem abordagens e estratégias destinadas a crianças.

A solução defendida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) é aliar o ensino médio ao ensino profissionalizante, “para que o aluno saia com uma perspectiva inovadora e tenha uma motivação maior para continuar.”

O objetivo do CNE é formular estratégias que reduzam a evasão para oferecê-las aos executivos estadual e nacional. O número de matrículas em EJA, conforme o Censo Educacional, entre 2007 e 2013, caiu de 4,895 milhões para 3,772 milhões.

Muitos são os motivos que podem fazer jovens e adultos desistirem: filhos, responsabilidades com a casa, cansaço são alguns. Além desses, outros potencializam os primeiros. Não há um modelo flexível compatível com a realidade desse público que, entre outros, não consegue cumprir 20 horas semanais.

Os programas não atendem às necessidades de qualificação profissional. É preciso que os estados tenham claro que um dos principais indicadores da alfabetização de crianças é a família. Filhos de pais letrados tendem a ser mais letrados.

Isso é confirmado pelo próprio INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional). Até para se pensar na educação de crianças, é preciso investir na educação de adultos. Não se trata aqui apenas de analfabetos.

Há 87 milhões de pessoas com mais de 15 anos que não têm educação básica. Quase metade da população brasileira pode ser privada dos direitos dos cidadãos ao longo da vida.

Respeitar o aprendizado contínuo, previsto na LDB, ligando-o aos conhecimentos adquiridos na vida profissional e organizar os conteúdos obrigatórios indicados ao aprendizado do adulto pode significar a fórmula que inverterá as curvas de matrículas dos últimos anos nos programas de EJA.

* Francisco Borges é consultor da Fundação FAT em Gestão e Políticas Públicas voltadas ao Ensino.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves